Este artigo diz respeito à avaliação das Reuniões com Pais e Responsáveis dos (das) discentes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE/campus Juazeiro do Norte. Pretende-se apresentar a importância destes encontros como um momento para o fortalecimento do vínculo entre a escola e a família, através da escuta interativa, para socialização de informações acerca do trabalho educacional realizado por estas duas instituições. Além disso, objetivam a conexão do aluno ao seu processo educativo, bem como a avaliação e o replanejamento pedagógico, que valorize a inter-relação entre as instâncias inerentes ao ser humano, a saber, Conhecimento (C), Sentimento (S) e Ação (A). As teorias que embasam este estudo são: 1) a Metodologia da Compreensão Existencial (MCE) – Tecnologia Educacional para o Modo Ser, proposta pelo professor Leonel Correia Pinto e 2) a Avaliação Formativa e Somativa idealizada por Michael Scriven. A escolha da metodologia qualitativa utilizada, Estudo de Caso, justifica-se pelo tamanho da amostra e pela especificidade do fenômeno. O planejamento das Reuniões com Pais e Responsáveis é realizado por vários setores e servidores que integram a referida instituição. A pauta é elaborada com base nos registros dos depoimentos das reuniões anteriores, dados referentes ao desempenho dos alunos, relatos apresentados nos Conselhos de Classe e informes. Também são definidas as dinâmicas e textos reflexivos a serem trabalhados na ocasião, que cooperam para o desenvolvimento das relações intrapessoais e interpessoais. Discorre-se ainda sobre as percepções das reuniões específicas, realizadas com os pais de alunos em situações de retenções e de progressão parcial de estudos. As observações registradas demonstram que os familiares saem satisfeitos dos encontros porque sentem-se sujeitos do processo, convictos de que sua participação é fundamental para o desenvolvimento educacional de seu (sua) filho(a).