A abordagem lúdica é uma ferramenta importante na consolidação do conhecimento químico, tornando o conteúdo mais acessível e despertando o interesse dos alunos por meio de atividades práticas e divertidas. Autores da literatura científica reportam essa abordagem contribuinte para uma aprendizagem duradoura dos conceitos químicos. A pesquisa investigou o uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de estrutura atômica. Neste contexto, a investigação intitulada Ludo Atómico, que estamos a desenvolver no âmbito do trabalho da Residência Pedagógica em Química, na Escola Estadual Itan Pereira em Campina Grande PB. A ideia central do jogo era estimular e dinamizar a compreensão das teorias atômicas, características e particularidades dos átomos, por meio de atividades lúdicas e práticas. A participação ativa dos alunos, o pensamento crítico e a resolução de problemas foram incentivados pelo uso de jogos, tornando o ensino mais interessante e eficaz. Neste trabalho, Ludo é um jogo de tabuleiro que pode ser jogado por 2 a 4 pessoas. O objetivo é levar todas as peças do início ao fim do tabuleiro antes dos outros jogadores, e cada um começa com 4 peças. O jogo começa com lançamento de dados. O jogador com maior pontuação começa jogando. Os jogadores devem rolar o dado e mover suas peças de acordo com o resultado, instruções do próprio tabuleiro e seguintes regras. Para começar o jogo. O jogo termina quando um jogador leva todas as suas peças para casa final. Estudo mostrou que uma atividade lúdica foi bem aceita e contribuiu para o aprendizado sobre a estrutura atômica. A utilização de atividades lúdicas pode auxiliar no processo de construção do conhecimento praticáveis em outros projetos de iniciação à docência. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com questões objetivas relacionadas ao objetivo do jogo e sua função pedagógica.