Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇOES DO MÉTODO MONTESSORI NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SEU POTENCIAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Comprovações neurocientíficas alavancam a demanda pelo Método Montessori, que se apresenta como uma das maiores metodologias pedagógicas alternativas para a educação, com um número estimado de 15.763 escolas em todo o mundo, das quais apenas 9% são financiadas pelo governo. Assim, esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como o método Montessori pode contribuir em processos de aprendizagem mais significativos no desenvolvimento da criança na Educação Infantil, mostrando potenciais benefícios de sua implementação em escolas públicas. Nossa pesquisa é de caráter bibliográfico, utilizando como referência pesquisas que estão sendo desenvolvidas na atualidade sobre a temática. Os resultados da pesquisa demonstram que o método Montessori tem contribuído de forma significativa no desenvolvimento da criança nos sistemas educacionais, se baseando na abordagem multissensorial, e em princípios, comprovados recentemente pela neurociência, como atividades espontâneas por meio da repetição, períodos sensíveis, educação dos sentidos e ambiente preparado. Mais especificamente, confirmou-se que o movimento, um dos pilares montessorianos, é um elemento indispensável na estruturação das competências cognitivas, afetivas, sociais e morais da criança, podendo melhorar os níveis de autoestima da criança, o desempenho escolar e o desenvolvimento de competências linguísticas. Também, foi verificado que a abordagem multissensorial da aprendizagem da leitura e da escrita, permite que a criança se expresse e aprenda através de canais alternativos ao verbal, de forma concentrada e como verdadeira protagonista do seu próprio percurso de aprendizagem, satisfazendo sua necessidade fisiológica de movimento, de interesse, de autonomia, de serenidade, contribuindo para fazer da criança um aprendiz feliz. Por fim, os benefícios comprovados do Método Montessori demonstram que este se adequa em muitas expectativas da política de educação infantil nacional, quanto a melhoria da qualidade do ensino e na organização de metodologias que garantam os direitos de diversidade e de individualidade infantil na aprendizagem (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se) e desenvolvimento.

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