O estudo aborda sobre a formação do professor de Libras no Brasil tendo como base o Decreto n° 5.626/2005 que determina a obrigatoriedade da disciplina de Libras no curso de formação de professores e no curso de Fonoaudiologia. O trabalho tem sua metodologia de execução estruturada em um levantamento de cunho exploratório que articula como dizem as produções sobre o processo de formação docente para o ensino da Libras, bem como identificar e descrever os desafios dessa formação por meio de leitura crítica de conteúdo. Os teóricos mobilizados neste estudo foram Tardif (2012), Lodi e Lacerda (2015), Albres (2014), Tavares e Carvalho (2010). As análises demonstraram que o processo ensino-aprendizagem para o aluno surdo está centrado em uma perspectiva dos ouvintes em virtude de pouca ou nenhuma qualificação docente em Libras. Desta forma, cabe a formação inicial e continuada do docente de Libras, ofertar conhecimento consciente para o trabalho pedagógico que atenda e ofereça aos discentes surdos desenvolvimento linguístico e sociocultural.