Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E CIÊNCIAS DA NATUREZA NO DESENVOLVIMENTO DE UM SERIOUS GAME NO NOVO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94705
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 83
    "inscrito_id" => 5207
    "titulo" => "PRÁTICA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E CIÊNCIAS DA NATUREZA NO DESENVOLVIMENTO DE UM SERIOUS GAME NO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O Novo Ensino Médio (NEM), obrigatório a partir de 2022 para todas as unidades básicas de ensino do país, modificou os currículos escolares. A determinação da interdisciplinaridade transformou disciplinas em áreas do conhecimento, antes presentes no currículo escolar de forma isolada. Paralelo a esse cenário, um conceito que vem ganhando bastante espaço no contexto escolar é o pensamento computacional. A BNCC, por sua vez, já menciona o PC em seu texto e recomenda utilizá-lo de forma transversal no ensino fundamental. Em linhas gerais, o PC pode ser definido como uma habilidade individual para resolver problemas e que utiliza técnicas utilizadas na ciência da computação. Neste sentido, este trabalho traz, além do relato de experiência, reflexões sobre a elaboração, implementação e avaliação de um projeto interdisciplinar envolvendo Pensamento Computacional (PC) e Ciências Biológicas utilizando a plataforma Scratch, com estudantes do Novo Ensino Médio (NEM), numa instituição de educação básica do estado de Pernambuco. Os resultados apontaram, através da rubrica de avaliação, que os discentes desenvolveram as habilidades referentes ao pensamento computacional e, além disso, os conteúdos referentes a Ciências da Natureza foram representados no desenvolvimento de um Serious Games. Neste sentido, é importante ressaltar que, ao incentivar os alunos a vivenciarem a Scratch Day, resultou em jogos que podem, inclusive, serem aplicados em turmas posteriores para introduzir o conteúdo explorado no Serious Game"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5207_TB83_20112023130409.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IAGO SINÉSIO FERRIS BAYESIANO"
    "autor_nome_curto" => "IAGO BAYESIANO"
    "autor_email" => "iago.silva@ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94705
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 83
    "inscrito_id" => 5207
    "titulo" => "PRÁTICA DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E CIÊNCIAS DA NATUREZA NO DESENVOLVIMENTO DE UM SERIOUS GAME NO NOVO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O Novo Ensino Médio (NEM), obrigatório a partir de 2022 para todas as unidades básicas de ensino do país, modificou os currículos escolares. A determinação da interdisciplinaridade transformou disciplinas em áreas do conhecimento, antes presentes no currículo escolar de forma isolada. Paralelo a esse cenário, um conceito que vem ganhando bastante espaço no contexto escolar é o pensamento computacional. A BNCC, por sua vez, já menciona o PC em seu texto e recomenda utilizá-lo de forma transversal no ensino fundamental. Em linhas gerais, o PC pode ser definido como uma habilidade individual para resolver problemas e que utiliza técnicas utilizadas na ciência da computação. Neste sentido, este trabalho traz, além do relato de experiência, reflexões sobre a elaboração, implementação e avaliação de um projeto interdisciplinar envolvendo Pensamento Computacional (PC) e Ciências Biológicas utilizando a plataforma Scratch, com estudantes do Novo Ensino Médio (NEM), numa instituição de educação básica do estado de Pernambuco. Os resultados apontaram, através da rubrica de avaliação, que os discentes desenvolveram as habilidades referentes ao pensamento computacional e, além disso, os conteúdos referentes a Ciências da Natureza foram representados no desenvolvimento de um Serious Games. Neste sentido, é importante ressaltar que, ao incentivar os alunos a vivenciarem a Scratch Day, resultou em jogos que podem, inclusive, serem aplicados em turmas posteriores para introduzir o conteúdo explorado no Serious Game"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5207_TB83_20112023130409.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IAGO SINÉSIO FERRIS BAYESIANO"
    "autor_nome_curto" => "IAGO BAYESIANO"
    "autor_email" => "iago.silva@ufersa.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O Novo Ensino Médio (NEM), obrigatório a partir de 2022 para todas as unidades básicas de ensino do país, modificou os currículos escolares. A determinação da interdisciplinaridade transformou disciplinas em áreas do conhecimento, antes presentes no currículo escolar de forma isolada. Paralelo a esse cenário, um conceito que vem ganhando bastante espaço no contexto escolar é o pensamento computacional. A BNCC, por sua vez, já menciona o PC em seu texto e recomenda utilizá-lo de forma transversal no ensino fundamental. Em linhas gerais, o PC pode ser definido como uma habilidade individual para resolver problemas e que utiliza técnicas utilizadas na ciência da computação. Neste sentido, este trabalho traz, além do relato de experiência, reflexões sobre a elaboração, implementação e avaliação de um projeto interdisciplinar envolvendo Pensamento Computacional (PC) e Ciências Biológicas utilizando a plataforma Scratch, com estudantes do Novo Ensino Médio (NEM), numa instituição de educação básica do estado de Pernambuco. Os resultados apontaram, através da rubrica de avaliação, que os discentes desenvolveram as habilidades referentes ao pensamento computacional e, além disso, os conteúdos referentes a Ciências da Natureza foram representados no desenvolvimento de um Serious Games. Neste sentido, é importante ressaltar que, ao incentivar os alunos a vivenciarem a Scratch Day, resultou em jogos que podem, inclusive, serem aplicados em turmas posteriores para introduzir o conteúdo explorado no Serious Game

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.