Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO TELESCÓPIO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA OBSERVAÇÃO E COMPREENSÃO DO SISTEMA SOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97291
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3515
    "inscrito_id" => 13135
    "titulo" => "O USO DO TELESCÓPIO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA OBSERVAÇÃO E COMPREENSÃO DO SISTEMA SOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA"
    "resumo" => "A forma como vemos o mundo é bem diferente quando voltamos nossos olhos para fora deste “globo”. O uso do telescópio como ferramenta de aprendizagem, além de proporcionar uma visualização mais interessante dos corpos celestes, pode despertar questionamentos sobre a dinâmica do universo observável por nós, como, por exemplo: como se formou o sistema solar, qual a relação entre as distâncias dos planetas em relação ao Sol e suas órbitas, como ocorrem as fases da Lua, além das diversas curiosidades sobre os corpos observados como planetas, nebulosas e aglomerados de estrelas. Tais questionamentos podem ser trabalhados em sala de aula durante diversos momentos das aulas de Física no percurso das turmas de Ensino Médio. Este trabalho relata o impacto provocado por atividades com o uso de telescópio em aulas de Física com turmas do Ensino Médio, propostas por alunos da Licenciatura em Física. Ao analisar a interação dos estudantes nas atividades envolvendo o uso de telescópio para a observação de corpos celestes, foi possível dimensionar como este instrumento óptico pode contribuir para o Ensino de Física em diversos assuntos além de se perceber um aumento no interesse dos alunos por determinados conteúdos que, normalmente, não provocam tanta interação em sala de aula quando tratados apenas de forma teórica. Acreditamos então que atividades deste tipo contribuem de forma significativa para o aprendizado de estudantes nas aulas de Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13135_TB3515_25052023222706.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ERIK DE MEDEIROS CONFESSOR"
    "autor_nome_curto" => "Francisco erik"
    "autor_email" => "erikconfessor@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97291
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3515
    "inscrito_id" => 13135
    "titulo" => "O USO DO TELESCÓPIO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA OBSERVAÇÃO E COMPREENSÃO DO SISTEMA SOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA"
    "resumo" => "A forma como vemos o mundo é bem diferente quando voltamos nossos olhos para fora deste “globo”. O uso do telescópio como ferramenta de aprendizagem, além de proporcionar uma visualização mais interessante dos corpos celestes, pode despertar questionamentos sobre a dinâmica do universo observável por nós, como, por exemplo: como se formou o sistema solar, qual a relação entre as distâncias dos planetas em relação ao Sol e suas órbitas, como ocorrem as fases da Lua, além das diversas curiosidades sobre os corpos observados como planetas, nebulosas e aglomerados de estrelas. Tais questionamentos podem ser trabalhados em sala de aula durante diversos momentos das aulas de Física no percurso das turmas de Ensino Médio. Este trabalho relata o impacto provocado por atividades com o uso de telescópio em aulas de Física com turmas do Ensino Médio, propostas por alunos da Licenciatura em Física. Ao analisar a interação dos estudantes nas atividades envolvendo o uso de telescópio para a observação de corpos celestes, foi possível dimensionar como este instrumento óptico pode contribuir para o Ensino de Física em diversos assuntos além de se perceber um aumento no interesse dos alunos por determinados conteúdos que, normalmente, não provocam tanta interação em sala de aula quando tratados apenas de forma teórica. Acreditamos então que atividades deste tipo contribuem de forma significativa para o aprendizado de estudantes nas aulas de Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13135_TB3515_25052023222706.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ERIK DE MEDEIROS CONFESSOR"
    "autor_nome_curto" => "Francisco erik"
    "autor_email" => "erikconfessor@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A forma como vemos o mundo é bem diferente quando voltamos nossos olhos para fora deste “globo”. O uso do telescópio como ferramenta de aprendizagem, além de proporcionar uma visualização mais interessante dos corpos celestes, pode despertar questionamentos sobre a dinâmica do universo observável por nós, como, por exemplo: como se formou o sistema solar, qual a relação entre as distâncias dos planetas em relação ao Sol e suas órbitas, como ocorrem as fases da Lua, além das diversas curiosidades sobre os corpos observados como planetas, nebulosas e aglomerados de estrelas. Tais questionamentos podem ser trabalhados em sala de aula durante diversos momentos das aulas de Física no percurso das turmas de Ensino Médio. Este trabalho relata o impacto provocado por atividades com o uso de telescópio em aulas de Física com turmas do Ensino Médio, propostas por alunos da Licenciatura em Física. Ao analisar a interação dos estudantes nas atividades envolvendo o uso de telescópio para a observação de corpos celestes, foi possível dimensionar como este instrumento óptico pode contribuir para o Ensino de Física em diversos assuntos além de se perceber um aumento no interesse dos alunos por determinados conteúdos que, normalmente, não provocam tanta interação em sala de aula quando tratados apenas de forma teórica. Acreditamos então que atividades deste tipo contribuem de forma significativa para o aprendizado de estudantes nas aulas de Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.