Este artigo objetiva analisar criticamente a representação imagética (linguagem não-verbal) do jovem na abertura da unidade 1 do livro didático “Interação” de língua portuguesa adotado para o ensino médio na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O caminho metodológico utiliza-se da Análise de Discurso Crítica (ADC) com foco na Gramática do Design Visual (GDV) para constituir elementos que contribuam para a significação desta representação imagética, não sendo, portanto, necessária a apreciação do Comitê de Ética. O referencial teórico apresenta a perspectiva da metafunção representacional, a partir da semiótica social, priorizando o aspecto multissemiótico, fundamentando a análise realizada neste estudo. Os resultados apresentam uma representação imagética narrativa, do tipo não-transacional, a qual evoca um jovem protagonista que exibe uma ação em liberdade, oportunizando signos e símbolos que se relacionam aos anseios identitários da juventude com o seu “lugar no/de mundo” e que podem compor o acervo discursivo e reflexivo em sala de aula. Consideramos que, a análise desta representação imagética possibilita uma narrativa que coaduna com a proposta intitulada nesta unidade didática (O jovem: identidade e lugar no mundo), oportunizando discussões sobre a temática em sala de aula e evidenciando a importância de se valorizar a apreensão da diversidade de gêneros textuais presentes nos materiais didáticos.