O presente trabalho discute o programa de iniciação à docência (PIBID CAPES) que busca integrar acadêmicos no contexto educacional da rede pública de ensino. Possibilitou a observação e a coleta de dados acerca das práticas pedagógicas dentro de sala de aula, por meio do subprojeto de pedagogia da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), na escola Campo E.M.E.I Tia Madalena. A problemática que norteia a investigação é entender como as metodologias ativas de ensino-aprendizagem estão sendo desempenhadas dentro do contexto amazônico nas salas de aula da E.M.E.I Tia Madalena? A fundamentação do artigo é guiada pela visão dos autores: Salomão Antônio Mufarrej Hage, Paulo Freire e Maria Montessori. Tem como objetivos analisar dentro do contexto escolar as concepções que norteiam a prática pedagógica docente; verificar se essas metodologias inserem as crianças num processo ativo que explore a sua regionalidade; problematizar os métodos tradicionais que ainda persistem no âmbito educacional, e refletir de qual forma podemos inserir metodologias ativas no contexto amazônico. Dessa forma, concluímos que dentro da rede pública de ensino continuam arraigados métodos de ensino pouco ativos, que não torna a criança o centro do processo de ensino aprendizagem e que não exploram o pluralismo e as singularidades existentes de cada vivência, não contemplando, assim, as diferentes facetas que existem numa região de diversas culturas. Ou seja, percebe-se a necessidade da ressignificação de metodologias que dialoguem com uma perspectiva inovadora de ensino, priorizando o cuidar e o educar que gerem a identificação do sujeito com aquilo que está sendo compartilhado na escola.