O presente trabalho tem como proposta utilizar um recurso metodológico para aprimorar o ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia nas series finais do Ensino Fundamental, utilizando-se de uma adaptação do jogo “Batalha Naval” para o aprimoramento/fixação, nos conteúdos de população mundial e América: regionalizações e meios naturais. Justifica-se este estudo por perceber dificuldades na concentração e assimilação de conteúdos pelos alunos, do 8º ano B, resultado das atividades do Programa de Residência Pedagógica, disponibilizado pela CAPES. A intenção é compreender se a adaptação do jogo auxilia no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos. A adaptação consiste em um jogo de perguntas sobre o conteúdo estudado, dispostas/coladas no quadro, em meio as perguntas também há “bombas”; os alunos são divididos em grupos, cada grupo comtempla ao início do jogo 3 ou 4 “vidas”, perder uma “vida” se errar a pergunta ou retirar uma “bomba”. Na primeira aplicação, os resultados foram satisfatórios dentro do esperando, já que se trata de uma turma com muitas dificuldades. Para a avalição da metodologia utilizou-se da aplicação de questionário aberto e metodologia da pesquisa qualitativa para analisar e interpretar os dados. Como resultado a parcela dos alunos que não se dedicam as aulas, avaliaram como “não gostei”, porém nota-se que conseguiram filtrar o conteúdo após a dinâmica, contudo maioria dos alunos avaliaram positivamente a dinâmica. Verificou-se que a utilização de práticas educativas no cotidiano de sala de aula, auxilia no processo de ensino-aprendizagem, interação, discussão e fixação do conteúdo.