ADAPTAÇÃO DO JOGO “BATALHA NAVAL” PARA TRABALHAR CONTEÚDOS NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98870 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5572 "inscrito_id" => 20798 "titulo" => "ADAPTAÇÃO DO JOGO “BATALHA NAVAL” PARA TRABALHAR CONTEÚDOS NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como proposta utilizar um recurso metodológico para aprimorar o ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia nas series finais do Ensino Fundamental, utilizando-se de uma adaptação do jogo “Batalha Naval” para o aprimoramento/fixação, nos conteúdos de população mundial e América: regionalizações e meios naturais. Justifica-se este estudo por perceber dificuldades na concentração e assimilação de conteúdos pelos alunos, do 8º ano B, resultado das atividades do Programa de Residência Pedagógica, disponibilizado pela CAPES. A intenção é compreender se a adaptação do jogo auxilia no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos. A adaptação consiste em um jogo de perguntas sobre o conteúdo estudado, dispostas/coladas no quadro, em meio as perguntas também há “bombas”; os alunos são divididos em grupos, cada grupo comtempla ao início do jogo 3 ou 4 “vidas”, perder uma “vida” se errar a pergunta ou retirar uma “bomba”. Na primeira aplicação, os resultados foram satisfatórios dentro do esperando, já que se trata de uma turma com muitas dificuldades. Para a avalição da metodologia utilizou-se da aplicação de questionário aberto e metodologia da pesquisa qualitativa para analisar e interpretar os dados. Como resultado a parcela dos alunos que não se dedicam as aulas, avaliaram como “não gostei”, porém nota-se que conseguiram filtrar o conteúdo após a dinâmica, contudo maioria dos alunos avaliaram positivamente a dinâmica. Verificou-se que a utilização de práticas educativas no cotidiano de sala de aula, auxilia no processo de ensino-aprendizagem, interação, discussão e fixação do conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20798_TB5572_08112023093617.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DO SOCORRO DA SILVA PEDROSA" "autor_nome_curto" => "JULIANA PEDROSA" "autor_email" => "julianapedrosa7895@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98870 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5572 "inscrito_id" => 20798 "titulo" => "ADAPTAÇÃO DO JOGO “BATALHA NAVAL” PARA TRABALHAR CONTEÚDOS NAS SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente trabalho tem como proposta utilizar um recurso metodológico para aprimorar o ensino-aprendizagem na disciplina de Geografia nas series finais do Ensino Fundamental, utilizando-se de uma adaptação do jogo “Batalha Naval” para o aprimoramento/fixação, nos conteúdos de população mundial e América: regionalizações e meios naturais. Justifica-se este estudo por perceber dificuldades na concentração e assimilação de conteúdos pelos alunos, do 8º ano B, resultado das atividades do Programa de Residência Pedagógica, disponibilizado pela CAPES. A intenção é compreender se a adaptação do jogo auxilia no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos. A adaptação consiste em um jogo de perguntas sobre o conteúdo estudado, dispostas/coladas no quadro, em meio as perguntas também há “bombas”; os alunos são divididos em grupos, cada grupo comtempla ao início do jogo 3 ou 4 “vidas”, perder uma “vida” se errar a pergunta ou retirar uma “bomba”. Na primeira aplicação, os resultados foram satisfatórios dentro do esperando, já que se trata de uma turma com muitas dificuldades. Para a avalição da metodologia utilizou-se da aplicação de questionário aberto e metodologia da pesquisa qualitativa para analisar e interpretar os dados. Como resultado a parcela dos alunos que não se dedicam as aulas, avaliaram como “não gostei”, porém nota-se que conseguiram filtrar o conteúdo após a dinâmica, contudo maioria dos alunos avaliaram positivamente a dinâmica. Verificou-se que a utilização de práticas educativas no cotidiano de sala de aula, auxilia no processo de ensino-aprendizagem, interação, discussão e fixação do conteúdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20798_TB5572_08112023093617.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA DO SOCORRO DA SILVA PEDROSA" "autor_nome_curto" => "JULIANA PEDROSA" "autor_email" => "julianapedrosa7895@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }