Dados os potenciais para a promoção da motivação, em aguçar a curiosidade e na diversificação dos modos de apresentação e de resolução de problemas, os jogos didáticos se colocam como importantes ferramentas educativas para o ensino e aprendizagem de Química. Desse modo, o presente artigo tem como objetivo caracterizar trabalhos científicos sobre o uso de jogos na disciplina de Química, no Ensino Médio (EM). Sendo uma pesquisa do tipo Estado da Questão, foram mapeadas e selecionadas 26 dissertações, publicadas no período de 2013 a 2023, disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), segundo: níveis de ensino e tipos de jogos usados. Dentre os resultados, verificamos uma prevalência de estudos focados no 1º ano do EM (50%), em detrimento de trabalhos realizados no 2º ano (7,7%). Acerca dos tipos mais comuns, destacaram-se, com aproximadamente 36% de recorrência cada, os jogos de cartas e os jogos digitais. Haja vista o potencial dos jogos didáticos para o ensino e aprendizagem de Química, é fundamental que novos estudos tenham como enfoque os elementos ainda pouco explorados no campo investigativo, possibilitando assim que outros caminhos para a prática docente sejam desenvolvidos no âmbito das salas de aula da Educação Básica.