O objetivo deste estudo é analisar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas estaduais de Ensino Médio em tempo integral (EMTI) da Superintendência Regional de Educação da Metropolitana B (SRE MetropB). O Ideb é um indicador que pode ser utilizado como parâmetro para avaliar a qualidade da educação em cada escola. Esta pesquisa busca examinar fontes públicas de informações sobre a educação nas escolas EMTI da SRE MetropB, a fim de compreender a situação dessas escolas antes e durante a pandemia. A plataforma QEdu foi fundamental para coletar os dados que embasaram os resultados desta pesquisa, incluindo informações sobre matrículas e professores efetivos nessas escolas. Por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, o pesquisador pôde compreender que os índices podem incentivar os gestores públicos a planejar melhorias contínuas na educação. No entanto, é importante questionar o que o Ideb realmente revela. Houve uma melhora nos índices escolares de 2019 a 2021? Qual é o panorama atual das escolas EMTI da SRE MetropB? Essas questões impulsionaram o desenvolvimento deste estudo, que culminou na pergunta central: O que o Ideb revela sobre as escolas de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) vinculadas à SRE-Metropolitana B?