A horta é considerada um ambiente disponível para diferentes atividades didáticas, proporcionando aprendizagem e construção de valores culturais e ambientais de sustentabilidade. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi avaliar a experiência na ação de planejamento e construção de hortas agroecológicas como instrumento incentivador do processo ensino-aprendizagem dos discentes do curso de Tecnologia em Agroecologia do Ifac, Campus Cruzeiro do Sul. Para isso, participaram da pesquisa 18 alunos que realizavam no período do estudo o componente curricular Olericultura. A metodologia adotada constituiu de duas etapas: a primeira usou-se a base teórica em sala de aula durante a execução da disciplina. A segunda etapa consistiu em práticas vivenciais nas hortas, onde os alunos desenvolveram projetos de grupos, com atividades que envolviam desde o planejamento, construção e execução de todas as ações referentes a produção agroecológica de hortaliças com base nos princípios de conservação ambiental. Todas as hortas foram construídas nas residências dos discentes. Os resultados obtidos demostraram que as atividades desenvolvidas nas hortas agroecológicas resultaram na motivação e engajamento dos alunos na disciplina, aumentando sua participação e interesse durante as aulas, bem como reduzindo a evasão. Conclui-se, que o uso de hortas agroecológicas é uma ferramenta bastante eficaz e que auxilia no processo ensino-aprendizagem.