Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAMIFICAÇÃO COM ARTIFÍCIO FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA QUÍMICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99676
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6616
    "inscrito_id" => 14799
    "titulo" => "GAMIFICAÇÃO COM ARTIFÍCIO FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA QUÍMICA"
    "resumo" => "Hoje, apesar do ensino tradicional ser o que ainda domina o sistema educacional com regras e repreensão, onde o professor é o detentor das informações e os alunos apenas ouvintes passivos, sabe-se que esse modelo não traz bons resultados pois não permite ao aluno o desenvolvimento de suas habilidades e competências sociais, intelectuais, críticas. A partir disso, percebe-se a importância das metodologias ativas na educação, uma vez que este modelo possibilita maior interação dos alunos, protagonismo, empatia, senso crítico, proatividade etc. O que entra em concordância com artigos usados com base: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 2002; PONTES, M.R.A. IFRN- campus Cabedelo. 2022; PACHECO, José. Diário de notícias. 2022. Dito isso, em meio a vários exemplos de metodologias, a gamificação é um método muito eficaz quando se trata de educação, principalmente de jovens e adultos que estão imersos no mundo dos jogos e da tecnologia, pois surge como uma possibilidade de conectar a escola ao universo dos jogos. No ensino da química é inevitável a extensão de cálculos e fórmulas, que deixam os graduandos exaustos, sobrecarregados e a ausência de dinamismo contribui com essas causas. Diante disso, é perceptível a importância da introdução da gamificação no ensino da química, uma vez que o exercício desse método incentiva a busca pelo conhecimento e auxilia na construção dele, promovendo também engajamento, motivação, diversão, participação ativa e colaborativa, criatividade, incentiva questionamento, investigação e curiosidade inter-relacionando seu desenvolvimento emocional e cognitivo, trabalhando autonomia, autoestima e competência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14799_TB6616_20112023104953.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE KELLY BATISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE"
    "autor_email" => "kellydani760@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99676
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6616
    "inscrito_id" => 14799
    "titulo" => "GAMIFICAÇÃO COM ARTIFÍCIO FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA QUÍMICA"
    "resumo" => "Hoje, apesar do ensino tradicional ser o que ainda domina o sistema educacional com regras e repreensão, onde o professor é o detentor das informações e os alunos apenas ouvintes passivos, sabe-se que esse modelo não traz bons resultados pois não permite ao aluno o desenvolvimento de suas habilidades e competências sociais, intelectuais, críticas. A partir disso, percebe-se a importância das metodologias ativas na educação, uma vez que este modelo possibilita maior interação dos alunos, protagonismo, empatia, senso crítico, proatividade etc. O que entra em concordância com artigos usados com base: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 2002; PONTES, M.R.A. IFRN- campus Cabedelo. 2022; PACHECO, José. Diário de notícias. 2022. Dito isso, em meio a vários exemplos de metodologias, a gamificação é um método muito eficaz quando se trata de educação, principalmente de jovens e adultos que estão imersos no mundo dos jogos e da tecnologia, pois surge como uma possibilidade de conectar a escola ao universo dos jogos. No ensino da química é inevitável a extensão de cálculos e fórmulas, que deixam os graduandos exaustos, sobrecarregados e a ausência de dinamismo contribui com essas causas. Diante disso, é perceptível a importância da introdução da gamificação no ensino da química, uma vez que o exercício desse método incentiva a busca pelo conhecimento e auxilia na construção dele, promovendo também engajamento, motivação, diversão, participação ativa e colaborativa, criatividade, incentiva questionamento, investigação e curiosidade inter-relacionando seu desenvolvimento emocional e cognitivo, trabalhando autonomia, autoestima e competência."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14799_TB6616_20112023104953.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE KELLY BATISTA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANIELE"
    "autor_email" => "kellydani760@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Hoje, apesar do ensino tradicional ser o que ainda domina o sistema educacional com regras e repreensão, onde o professor é o detentor das informações e os alunos apenas ouvintes passivos, sabe-se que esse modelo não traz bons resultados pois não permite ao aluno o desenvolvimento de suas habilidades e competências sociais, intelectuais, críticas. A partir disso, percebe-se a importância das metodologias ativas na educação, uma vez que este modelo possibilita maior interação dos alunos, protagonismo, empatia, senso crítico, proatividade etc. O que entra em concordância com artigos usados com base: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 2002; PONTES, M.R.A. IFRN- campus Cabedelo. 2022; PACHECO, José. Diário de notícias. 2022. Dito isso, em meio a vários exemplos de metodologias, a gamificação é um método muito eficaz quando se trata de educação, principalmente de jovens e adultos que estão imersos no mundo dos jogos e da tecnologia, pois surge como uma possibilidade de conectar a escola ao universo dos jogos. No ensino da química é inevitável a extensão de cálculos e fórmulas, que deixam os graduandos exaustos, sobrecarregados e a ausência de dinamismo contribui com essas causas. Diante disso, é perceptível a importância da introdução da gamificação no ensino da química, uma vez que o exercício desse método incentiva a busca pelo conhecimento e auxilia na construção dele, promovendo também engajamento, motivação, diversão, participação ativa e colaborativa, criatividade, incentiva questionamento, investigação e curiosidade inter-relacionando seu desenvolvimento emocional e cognitivo, trabalhando autonomia, autoestima e competência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.