GAMIFICAÇÃO COM ARTIFÍCIO FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA QUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99676 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6616 "inscrito_id" => 14799 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO COM ARTIFÍCIO FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA QUÍMICA" "resumo" => "Hoje, apesar do ensino tradicional ser o que ainda domina o sistema educacional com regras e repreensão, onde o professor é o detentor das informações e os alunos apenas ouvintes passivos, sabe-se que esse modelo não traz bons resultados pois não permite ao aluno o desenvolvimento de suas habilidades e competências sociais, intelectuais, críticas. A partir disso, percebe-se a importância das metodologias ativas na educação, uma vez que este modelo possibilita maior interação dos alunos, protagonismo, empatia, senso crítico, proatividade etc. O que entra em concordância com artigos usados com base: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 2002; PONTES, M.R.A. IFRN- campus Cabedelo. 2022; PACHECO, José. Diário de notícias. 2022. Dito isso, em meio a vários exemplos de metodologias, a gamificação é um método muito eficaz quando se trata de educação, principalmente de jovens e adultos que estão imersos no mundo dos jogos e da tecnologia, pois surge como uma possibilidade de conectar a escola ao universo dos jogos. No ensino da química é inevitável a extensão de cálculos e fórmulas, que deixam os graduandos exaustos, sobrecarregados e a ausência de dinamismo contribui com essas causas. Diante disso, é perceptível a importância da introdução da gamificação no ensino da química, uma vez que o exercício desse método incentiva a busca pelo conhecimento e auxilia na construção dele, promovendo também engajamento, motivação, diversão, participação ativa e colaborativa, criatividade, incentiva questionamento, investigação e curiosidade inter-relacionando seu desenvolvimento emocional e cognitivo, trabalhando autonomia, autoestima e competência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14799_TB6616_20112023104953.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE KELLY BATISTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "kellydani760@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99676 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6616 "inscrito_id" => 14799 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO COM ARTIFÍCIO FUNDAMENTAL PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DA QUÍMICA" "resumo" => "Hoje, apesar do ensino tradicional ser o que ainda domina o sistema educacional com regras e repreensão, onde o professor é o detentor das informações e os alunos apenas ouvintes passivos, sabe-se que esse modelo não traz bons resultados pois não permite ao aluno o desenvolvimento de suas habilidades e competências sociais, intelectuais, críticas. A partir disso, percebe-se a importância das metodologias ativas na educação, uma vez que este modelo possibilita maior interação dos alunos, protagonismo, empatia, senso crítico, proatividade etc. O que entra em concordância com artigos usados com base: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 2002; PONTES, M.R.A. IFRN- campus Cabedelo. 2022; PACHECO, José. Diário de notícias. 2022. Dito isso, em meio a vários exemplos de metodologias, a gamificação é um método muito eficaz quando se trata de educação, principalmente de jovens e adultos que estão imersos no mundo dos jogos e da tecnologia, pois surge como uma possibilidade de conectar a escola ao universo dos jogos. No ensino da química é inevitável a extensão de cálculos e fórmulas, que deixam os graduandos exaustos, sobrecarregados e a ausência de dinamismo contribui com essas causas. Diante disso, é perceptível a importância da introdução da gamificação no ensino da química, uma vez que o exercício desse método incentiva a busca pelo conhecimento e auxilia na construção dele, promovendo também engajamento, motivação, diversão, participação ativa e colaborativa, criatividade, incentiva questionamento, investigação e curiosidade inter-relacionando seu desenvolvimento emocional e cognitivo, trabalhando autonomia, autoestima e competência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14799_TB6616_20112023104953.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELE KELLY BATISTA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIELE" "autor_email" => "kellydani760@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }