Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DAS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAETANOS BAHIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98873
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5577
    "inscrito_id" => 17507
    "titulo" => "TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DAS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAETANOS BAHIA"
    "resumo" => "A pandemia de COVID-19, também conhecida como a doença do coronavírus 2019, foi uma crise global de saúde que começou em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na província de Hubei, China. O vírus se propagou rapidamente e logo se tornou uma pandemia mundial. E com a intenção de evitar a contaminação vários setores da sociedade sofreram modificações em seu funcionamento, e as instituições escolares também passaram por esse processo. Dessa forma, este artigo tem por objetivo conhecer como se deu o trabalho docente, no período da pandemia, nas turmas do primeiro ano em uma escola pública do município de Caetanos Bahia. Quanto à abordagem caracteriza-se como qualitativa, a fim de recolher e analisar o máximo de informações possíveis para alcançar o nosso objetivo. Para a coleta de dados e informações foi feito uma pesquisa de campo com três professoras das turmas do primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Caetanos, Bahia, e também uma pesquisa bibliográfica, no qual nos permite estudar e analisar materiais a respeito do que já foi dito em relação ao tema. Para embasamento teórico utilizamos o estudo dos autores: Coscarelli (2020), Gonçalves (2009), Leite, Farias (2020), Meira (2009), Moreira, Schlemmer (2020), as legislações e decretos oficiais, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa constatou que a pandemia trouxe apreensões para os professores e também insegurança no que se refere ao seu trabalho, pois as aluas passaram a ser remota e os docente não tiveram nenhuma formação para trabalhar com por meio da mediação tecnológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17507_TB5577_20062023115155.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOLINO SAMPAIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCOLINO"
    "autor_email" => "marcokerigma4@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98873
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5577
    "inscrito_id" => 17507
    "titulo" => "TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DAS TURMAS DO PRIMEIRO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE CAETANOS BAHIA"
    "resumo" => "A pandemia de COVID-19, também conhecida como a doença do coronavírus 2019, foi uma crise global de saúde que começou em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na província de Hubei, China. O vírus se propagou rapidamente e logo se tornou uma pandemia mundial. E com a intenção de evitar a contaminação vários setores da sociedade sofreram modificações em seu funcionamento, e as instituições escolares também passaram por esse processo. Dessa forma, este artigo tem por objetivo conhecer como se deu o trabalho docente, no período da pandemia, nas turmas do primeiro ano em uma escola pública do município de Caetanos Bahia. Quanto à abordagem caracteriza-se como qualitativa, a fim de recolher e analisar o máximo de informações possíveis para alcançar o nosso objetivo. Para a coleta de dados e informações foi feito uma pesquisa de campo com três professoras das turmas do primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Caetanos, Bahia, e também uma pesquisa bibliográfica, no qual nos permite estudar e analisar materiais a respeito do que já foi dito em relação ao tema. Para embasamento teórico utilizamos o estudo dos autores: Coscarelli (2020), Gonçalves (2009), Leite, Farias (2020), Meira (2009), Moreira, Schlemmer (2020), as legislações e decretos oficiais, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa constatou que a pandemia trouxe apreensões para os professores e também insegurança no que se refere ao seu trabalho, pois as aluas passaram a ser remota e os docente não tiveram nenhuma formação para trabalhar com por meio da mediação tecnológica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID17507_TB5577_20062023115155.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOLINO SAMPAIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARCOLINO"
    "autor_email" => "marcokerigma4@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pandemia de COVID-19, também conhecida como a doença do coronavírus 2019, foi uma crise global de saúde que começou em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na província de Hubei, China. O vírus se propagou rapidamente e logo se tornou uma pandemia mundial. E com a intenção de evitar a contaminação vários setores da sociedade sofreram modificações em seu funcionamento, e as instituições escolares também passaram por esse processo. Dessa forma, este artigo tem por objetivo conhecer como se deu o trabalho docente, no período da pandemia, nas turmas do primeiro ano em uma escola pública do município de Caetanos Bahia. Quanto à abordagem caracteriza-se como qualitativa, a fim de recolher e analisar o máximo de informações possíveis para alcançar o nosso objetivo. Para a coleta de dados e informações foi feito uma pesquisa de campo com três professoras das turmas do primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Caetanos, Bahia, e também uma pesquisa bibliográfica, no qual nos permite estudar e analisar materiais a respeito do que já foi dito em relação ao tema. Para embasamento teórico utilizamos o estudo dos autores: Coscarelli (2020), Gonçalves (2009), Leite, Farias (2020), Meira (2009), Moreira, Schlemmer (2020), as legislações e decretos oficiais, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa constatou que a pandemia trouxe apreensões para os professores e também insegurança no que se refere ao seu trabalho, pois as aluas passaram a ser remota e os docente não tiveram nenhuma formação para trabalhar com por meio da mediação tecnológica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.