A pandemia de COVID-19, também conhecida como a doença do coronavírus 2019, foi uma crise global de saúde que começou em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na província de Hubei, China. O vírus se propagou rapidamente e logo se tornou uma pandemia mundial. E com a intenção de evitar a contaminação vários setores da sociedade sofreram modificações em seu funcionamento, e as instituições escolares também passaram por esse processo. Dessa forma, este artigo tem por objetivo conhecer como se deu o trabalho docente, no período da pandemia, nas turmas do primeiro ano em uma escola pública do município de Caetanos Bahia. Quanto à abordagem caracteriza-se como qualitativa, a fim de recolher e analisar o máximo de informações possíveis para alcançar o nosso objetivo. Para a coleta de dados e informações foi feito uma pesquisa de campo com três professoras das turmas do primeiro ano dos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública na cidade de Caetanos, Bahia, e também uma pesquisa bibliográfica, no qual nos permite estudar e analisar materiais a respeito do que já foi dito em relação ao tema. Para embasamento teórico utilizamos o estudo dos autores: Coscarelli (2020), Gonçalves (2009), Leite, Farias (2020), Meira (2009), Moreira, Schlemmer (2020), as legislações e decretos oficiais, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa constatou que a pandemia trouxe apreensões para os professores e também insegurança no que se refere ao seu trabalho, pois as aluas passaram a ser remota e os docente não tiveram nenhuma formação para trabalhar com por meio da mediação tecnológica.