Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS – O QUE APRESENTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97369
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3617
    "inscrito_id" => 13301
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS – O QUE APRESENTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021"
    "resumo" => "As TDICs têm modificado as nossas formas de trabalhar, de se comunicar, de se relacionar e aprender. Na educação, autores defendem que as TDICs devem ser incorporadas às práticas docentes como forma de implementar metodologias ativas, o que resulta numa aprendizagem significativa, pois alinham o processo de ensino-aprendizagem com o dia a dia dos alunos, despertando o interesse dos estudantes pelo aprendizado. Diante dessa perspectiva e considerando que o livro didático ainda é um dos principais instrumentos usados pelos professores, este trabalho teve como objetivo analisar como as TDICs são apresentadas e trabalhadas nos livros didáticos da área de Ciências da Natureza (coleção Ciências da Natureza Lopes e Rosso), aprovada pelo PNLD/2021. A pesquisa foi desenvolvida durante as atividades do PIBID no Campus Pau dos Ferros do IFRN, sendo classificada como uma pesquisa aplicada e com objetivos exploratórios, e apresentando quanto aos métodos bibliográfica. A pesquisa revelou que a abordagem através das TDICs está presente em todos os exemplares analisados, a partir da existência de uma seção, chamada “Fique por dentro”, que incentiva os estudantes a explorarem sites, filmes, simuladores digitais, softwares gratuitos, entre outros, complementando o conteúdo abordado. Além disso, há sugestões de atividades que permitem o uso de smartfones como ferramenta de coleta e tratamento de dados. Essas ações favorecem o uso de tecnologias digitais e o desenvolvimento da Competência Geral 5 apresentada pela BNCC, que trata da necessidade do estudante de compreender, usar e criar TDIC de forma crítica e reflexiva para se comunicar, acessar, disseminar e produzir conhecimento, resolver problemas; exercendo seu protagonismo na vida pessoal e coletiva. A coletânea, ao propor a implementação de tecnologias no contexto escolar, não somente como um meio para a promoção da aprendizagem, mas também como uma forma de estímulo e envolvimento dos estudantes, promove neles o letramento digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13301_TB3617_10122023172828.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTHONY MATHYAS FERREIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANTHONY"
    "autor_email" => "mathyasrodrigues01123@gma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97369
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3617
    "inscrito_id" => 13301
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS – O QUE APRESENTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD 2021"
    "resumo" => "As TDICs têm modificado as nossas formas de trabalhar, de se comunicar, de se relacionar e aprender. Na educação, autores defendem que as TDICs devem ser incorporadas às práticas docentes como forma de implementar metodologias ativas, o que resulta numa aprendizagem significativa, pois alinham o processo de ensino-aprendizagem com o dia a dia dos alunos, despertando o interesse dos estudantes pelo aprendizado. Diante dessa perspectiva e considerando que o livro didático ainda é um dos principais instrumentos usados pelos professores, este trabalho teve como objetivo analisar como as TDICs são apresentadas e trabalhadas nos livros didáticos da área de Ciências da Natureza (coleção Ciências da Natureza Lopes e Rosso), aprovada pelo PNLD/2021. A pesquisa foi desenvolvida durante as atividades do PIBID no Campus Pau dos Ferros do IFRN, sendo classificada como uma pesquisa aplicada e com objetivos exploratórios, e apresentando quanto aos métodos bibliográfica. A pesquisa revelou que a abordagem através das TDICs está presente em todos os exemplares analisados, a partir da existência de uma seção, chamada “Fique por dentro”, que incentiva os estudantes a explorarem sites, filmes, simuladores digitais, softwares gratuitos, entre outros, complementando o conteúdo abordado. Além disso, há sugestões de atividades que permitem o uso de smartfones como ferramenta de coleta e tratamento de dados. Essas ações favorecem o uso de tecnologias digitais e o desenvolvimento da Competência Geral 5 apresentada pela BNCC, que trata da necessidade do estudante de compreender, usar e criar TDIC de forma crítica e reflexiva para se comunicar, acessar, disseminar e produzir conhecimento, resolver problemas; exercendo seu protagonismo na vida pessoal e coletiva. A coletânea, ao propor a implementação de tecnologias no contexto escolar, não somente como um meio para a promoção da aprendizagem, mas também como uma forma de estímulo e envolvimento dos estudantes, promove neles o letramento digital."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13301_TB3617_10122023172828.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTHONY MATHYAS FERREIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANTHONY"
    "autor_email" => "mathyasrodrigues01123@gma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

As TDICs têm modificado as nossas formas de trabalhar, de se comunicar, de se relacionar e aprender. Na educação, autores defendem que as TDICs devem ser incorporadas às práticas docentes como forma de implementar metodologias ativas, o que resulta numa aprendizagem significativa, pois alinham o processo de ensino-aprendizagem com o dia a dia dos alunos, despertando o interesse dos estudantes pelo aprendizado. Diante dessa perspectiva e considerando que o livro didático ainda é um dos principais instrumentos usados pelos professores, este trabalho teve como objetivo analisar como as TDICs são apresentadas e trabalhadas nos livros didáticos da área de Ciências da Natureza (coleção Ciências da Natureza Lopes e Rosso), aprovada pelo PNLD/2021. A pesquisa foi desenvolvida durante as atividades do PIBID no Campus Pau dos Ferros do IFRN, sendo classificada como uma pesquisa aplicada e com objetivos exploratórios, e apresentando quanto aos métodos bibliográfica. A pesquisa revelou que a abordagem através das TDICs está presente em todos os exemplares analisados, a partir da existência de uma seção, chamada “Fique por dentro”, que incentiva os estudantes a explorarem sites, filmes, simuladores digitais, softwares gratuitos, entre outros, complementando o conteúdo abordado. Além disso, há sugestões de atividades que permitem o uso de smartfones como ferramenta de coleta e tratamento de dados. Essas ações favorecem o uso de tecnologias digitais e o desenvolvimento da Competência Geral 5 apresentada pela BNCC, que trata da necessidade do estudante de compreender, usar e criar TDIC de forma crítica e reflexiva para se comunicar, acessar, disseminar e produzir conhecimento, resolver problemas; exercendo seu protagonismo na vida pessoal e coletiva. A coletânea, ao propor a implementação de tecnologias no contexto escolar, não somente como um meio para a promoção da aprendizagem, mas também como uma forma de estímulo e envolvimento dos estudantes, promove neles o letramento digital.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.