As TDICs têm modificado as nossas formas de trabalhar, de se comunicar, de se relacionar e aprender. Na educação, autores defendem que as TDICs devem ser incorporadas às práticas docentes como forma de implementar metodologias ativas, o que resulta numa aprendizagem significativa, pois alinham o processo de ensino-aprendizagem com o dia a dia dos alunos, despertando o interesse dos estudantes pelo aprendizado. Diante dessa perspectiva e considerando que o livro didático ainda é um dos principais instrumentos usados pelos professores, este trabalho teve como objetivo analisar como as TDICs são apresentadas e trabalhadas nos livros didáticos da área de Ciências da Natureza (coleção Ciências da Natureza Lopes e Rosso), aprovada pelo PNLD/2021. A pesquisa foi desenvolvida durante as atividades do PIBID no Campus Pau dos Ferros do IFRN, sendo classificada como uma pesquisa aplicada e com objetivos exploratórios, e apresentando quanto aos métodos bibliográfica. A pesquisa revelou que a abordagem através das TDICs está presente em todos os exemplares analisados, a partir da existência de uma seção, chamada “Fique por dentro”, que incentiva os estudantes a explorarem sites, filmes, simuladores digitais, softwares gratuitos, entre outros, complementando o conteúdo abordado. Além disso, há sugestões de atividades que permitem o uso de smartfones como ferramenta de coleta e tratamento de dados. Essas ações favorecem o uso de tecnologias digitais e o desenvolvimento da Competência Geral 5 apresentada pela BNCC, que trata da necessidade do estudante de compreender, usar e criar TDIC de forma crítica e reflexiva para se comunicar, acessar, disseminar e produzir conhecimento, resolver problemas; exercendo seu protagonismo na vida pessoal e coletiva. A coletânea, ao propor a implementação de tecnologias no contexto escolar, não somente como um meio para a promoção da aprendizagem, mas também como uma forma de estímulo e envolvimento dos estudantes, promove neles o letramento digital.