O ensino de ciências naturais apresenta conteúdos bastante abstratos como é o caso do Reino Monera em que os estudantes têm dificuldades na compreensão, nessa perspectiva é indispensável fazer o uso de recursos didáticos que possam contribuir para que a aprendizagem seja simplificada e significativa, o uso da gamificação é uma alternativa que possibilita a aprendizagem de modo divertido e dinâmico. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi realizar a utilização da gamificação uma metodologia ativa para facilitar a compreensão do conteúdo Reino Monera, em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. Foi produzido um jogo didático através do powerpoint sobre Reino Monera que apresenta perguntas objetivas de modo dinâmico sobre a temática estudada em sala de aula, os alunos foram divididos em grupos, a cada alternativa julgada correto por cada grupo, o jogo apresenta um feedback, relatando se a opção estava correta ou errada, quando a alternativa era incorreta a outra equipe tinha a possibilidade de responder, nos casos em que os alunos não conseguiram chegar a uma resposta verdadeira, acontecia uma discussão sobre a resolução da questão com a turma. Observou-se um índice alto de interesse dos estudantes no conteúdo por meio da utilização dessa metodologia, em grupo eles tiveram a oportunidade de trabalharem em equipe, em que cada um participou das discussões sobre as problemáticas que as questões apresentavam. Destarte, é imprescindível o uso de recursos didáticos que possibilitam provocar o interesse dos alunos, sobretudo nos assuntos que são mais complexos com a finalidade de garantir que o processo de ensino e aprendizagem seja significativo, o recurso didático utilizado em sala de aula propiciou a reflexão dos estudantes sobre as problemáticas que o jogo trouxe para eles solucionarem em grupo de maneira divertida e dinâmica.