Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E A INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA PROPAG

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99274
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6095
    "inscrito_id" => 20333
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E A INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA PROPAG"
    "resumo" => "A formação docente é algo complexo e deve ser constituída de inúmeros fatores, dentre eles aparato teórico e prático. Quando se fala em formação na pós-graduação o cenário é ainda mais crítico que a graduação, onde se percebe, pelo menos para os licenciandos, a importância de estágios, disciplinas e programas vinculados ao magistério. Diante do cenário exposto, o objetivo deste trabalho é trazer através de um relato de experiência, as contribuições da participação em um programa que busca fomentar a formação e integração entre Pós-Graduação e Graduação (PROPAG) a partir de atividades diversas. A autora participou ao longo de um semestre atividades como instrutora do PROPAG, acompanhando semanalmente a disciplina de Instrumentalização para o Ensino de Ciências da Universidade Federal do Ceará, ministrada para alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Além disso, também houve reuniões para socialização da vivência e trocas de experiências com outras duas estudantes do PROPAG e a professora orientadora. No percurso desenvolvido pela estudante, esta pode contribuir com suas experiências docentes anteriores ao ingresso no curso de Doutorado, e assim, trazer uma realidade educacional que os estudantes de Biologia ainda não possuíam, em sua maioria, pois a disciplina é ministrada para alunos do 3° semestre da graduação. Das vivências citadas neste relato, tem-se a participação ativa da criação de projetos produzidos pelos discentes da graduação, condução de uma aula de campo que não estava no roteiro programático da disciplina, avaliação de livros didáticos e propostas educativas através de músicas. Com isso, observa-se a relevância da vivência nas atividades do PROPAG que trouxe grande integração, interação e contribuição para a formação dos estudantes tanto da graduação e pós-graduação, trazendo novas abordagens metodológicas e experiências para todos os participantes, fortalecendo a docência no ensino superior e da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20333_TB6095_15112023114611.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS BORGES MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS BORGES"
    "autor_email" => "thais.ufc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99274
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6095
    "inscrito_id" => 20333
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E A INTEGRAÇÃO GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA BOLSISTA PROPAG"
    "resumo" => "A formação docente é algo complexo e deve ser constituída de inúmeros fatores, dentre eles aparato teórico e prático. Quando se fala em formação na pós-graduação o cenário é ainda mais crítico que a graduação, onde se percebe, pelo menos para os licenciandos, a importância de estágios, disciplinas e programas vinculados ao magistério. Diante do cenário exposto, o objetivo deste trabalho é trazer através de um relato de experiência, as contribuições da participação em um programa que busca fomentar a formação e integração entre Pós-Graduação e Graduação (PROPAG) a partir de atividades diversas. A autora participou ao longo de um semestre atividades como instrutora do PROPAG, acompanhando semanalmente a disciplina de Instrumentalização para o Ensino de Ciências da Universidade Federal do Ceará, ministrada para alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Além disso, também houve reuniões para socialização da vivência e trocas de experiências com outras duas estudantes do PROPAG e a professora orientadora. No percurso desenvolvido pela estudante, esta pode contribuir com suas experiências docentes anteriores ao ingresso no curso de Doutorado, e assim, trazer uma realidade educacional que os estudantes de Biologia ainda não possuíam, em sua maioria, pois a disciplina é ministrada para alunos do 3° semestre da graduação. Das vivências citadas neste relato, tem-se a participação ativa da criação de projetos produzidos pelos discentes da graduação, condução de uma aula de campo que não estava no roteiro programático da disciplina, avaliação de livros didáticos e propostas educativas através de músicas. Com isso, observa-se a relevância da vivência nas atividades do PROPAG que trouxe grande integração, interação e contribuição para a formação dos estudantes tanto da graduação e pós-graduação, trazendo novas abordagens metodológicas e experiências para todos os participantes, fortalecendo a docência no ensino superior e da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20333_TB6095_15112023114611.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAÍS BORGES MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "THAÍS BORGES"
    "autor_email" => "thais.ufc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação docente é algo complexo e deve ser constituída de inúmeros fatores, dentre eles aparato teórico e prático. Quando se fala em formação na pós-graduação o cenário é ainda mais crítico que a graduação, onde se percebe, pelo menos para os licenciandos, a importância de estágios, disciplinas e programas vinculados ao magistério. Diante do cenário exposto, o objetivo deste trabalho é trazer através de um relato de experiência, as contribuições da participação em um programa que busca fomentar a formação e integração entre Pós-Graduação e Graduação (PROPAG) a partir de atividades diversas. A autora participou ao longo de um semestre atividades como instrutora do PROPAG, acompanhando semanalmente a disciplina de Instrumentalização para o Ensino de Ciências da Universidade Federal do Ceará, ministrada para alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Além disso, também houve reuniões para socialização da vivência e trocas de experiências com outras duas estudantes do PROPAG e a professora orientadora. No percurso desenvolvido pela estudante, esta pode contribuir com suas experiências docentes anteriores ao ingresso no curso de Doutorado, e assim, trazer uma realidade educacional que os estudantes de Biologia ainda não possuíam, em sua maioria, pois a disciplina é ministrada para alunos do 3° semestre da graduação. Das vivências citadas neste relato, tem-se a participação ativa da criação de projetos produzidos pelos discentes da graduação, condução de uma aula de campo que não estava no roteiro programático da disciplina, avaliação de livros didáticos e propostas educativas através de músicas. Com isso, observa-se a relevância da vivência nas atividades do PROPAG que trouxe grande integração, interação e contribuição para a formação dos estudantes tanto da graduação e pós-graduação, trazendo novas abordagens metodológicas e experiências para todos os participantes, fortalecendo a docência no ensino superior e da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.