Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BNCC NA ESCOLA: AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E GESTORES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA NOVA POLÍTICA CURRICULAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98454
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5039
    "inscrito_id" => 15528
    "titulo" => "BNCC NA ESCOLA: AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E GESTORES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA NOVA POLÍTICA CURRICULAR"
    "resumo" => "O presente artigo analisa a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sob a ótica de professores, coordenadores pedagógicos e gestores em duas escolas, uma da rede pública de ensino do município de Alagoa Grande-PB e uma da rede privada do município de Pilões-PB. Tem por objetivo apreender as percepções de atores escolares quanto à concretização das orientações da nova política curricular nacional, com vistas a identificar suas potencialidades e fragilidades no interior de escolas. Entender como a escola materializa a BNCC é pertinente, pois, de um lado, um movimento de construção curricular deve expressar as múltiplas vozes dos professores ao mesmo tempo que a literatura mostra a rara adesão de docentes a políticas e projetos curriculares com os quais não se identificam (cf. SELLES, 2015; MARGONI, 2018; SAVIANI, 2022). A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e estudo de caso com realização de entrevistas em roteiro semiestruturado. A análise revelou a dificuldade por parte dos profissionais com a implementação da Base e a necessidade de formação continuada por parte da gestão escolar. Diante das entrevistas que foram feitas, percebemos que várias são as fragilidades para a concretização da nova política curricular o que amplia sensivelmente os desafios já expressivos do campo educacional, sobretudo de formação continuada, lacunas cujos efeitos mais perversos se verificam nos déficits de aprendizagem dos estudantes de maior vulnerabilidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15528_TB5039_04102023194307.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA MIKAELE MACENA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA MIKAELE"
    "autor_email" => "macenamikaele2018@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98454
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5039
    "inscrito_id" => 15528
    "titulo" => "BNCC NA ESCOLA: AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E GESTORES SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA NOVA POLÍTICA CURRICULAR"
    "resumo" => "O presente artigo analisa a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sob a ótica de professores, coordenadores pedagógicos e gestores em duas escolas, uma da rede pública de ensino do município de Alagoa Grande-PB e uma da rede privada do município de Pilões-PB. Tem por objetivo apreender as percepções de atores escolares quanto à concretização das orientações da nova política curricular nacional, com vistas a identificar suas potencialidades e fragilidades no interior de escolas. Entender como a escola materializa a BNCC é pertinente, pois, de um lado, um movimento de construção curricular deve expressar as múltiplas vozes dos professores ao mesmo tempo que a literatura mostra a rara adesão de docentes a políticas e projetos curriculares com os quais não se identificam (cf. SELLES, 2015; MARGONI, 2018; SAVIANI, 2022). A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e estudo de caso com realização de entrevistas em roteiro semiestruturado. A análise revelou a dificuldade por parte dos profissionais com a implementação da Base e a necessidade de formação continuada por parte da gestão escolar. Diante das entrevistas que foram feitas, percebemos que várias são as fragilidades para a concretização da nova política curricular o que amplia sensivelmente os desafios já expressivos do campo educacional, sobretudo de formação continuada, lacunas cujos efeitos mais perversos se verificam nos déficits de aprendizagem dos estudantes de maior vulnerabilidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID15528_TB5039_04102023194307.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA MIKAELE MACENA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA MIKAELE"
    "autor_email" => "macenamikaele2018@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo analisa a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sob a ótica de professores, coordenadores pedagógicos e gestores em duas escolas, uma da rede pública de ensino do município de Alagoa Grande-PB e uma da rede privada do município de Pilões-PB. Tem por objetivo apreender as percepções de atores escolares quanto à concretização das orientações da nova política curricular nacional, com vistas a identificar suas potencialidades e fragilidades no interior de escolas. Entender como a escola materializa a BNCC é pertinente, pois, de um lado, um movimento de construção curricular deve expressar as múltiplas vozes dos professores ao mesmo tempo que a literatura mostra a rara adesão de docentes a políticas e projetos curriculares com os quais não se identificam (cf. SELLES, 2015; MARGONI, 2018; SAVIANI, 2022). A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e estudo de caso com realização de entrevistas em roteiro semiestruturado. A análise revelou a dificuldade por parte dos profissionais com a implementação da Base e a necessidade de formação continuada por parte da gestão escolar. Diante das entrevistas que foram feitas, percebemos que várias são as fragilidades para a concretização da nova política curricular o que amplia sensivelmente os desafios já expressivos do campo educacional, sobretudo de formação continuada, lacunas cujos efeitos mais perversos se verificam nos déficits de aprendizagem dos estudantes de maior vulnerabilidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.