O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97001 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3122 "inscrito_id" => 13675 "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA" "resumo" => "O desenvolvimento tecnológico na sociedade tem influenciado a vida das pessoas de maneira progressiva, transformando, por exemplo, o ambiente educacional, onde as tecnologias estão cada vez mais presentes. Objetivou-se, através de uma revisão integrativa da literatura, investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são utilizadas no ensino dos conteúdos de botânica na educação básica e no ensino superior. As publicações selecionadas foram obtidas na base de dados online Google Acadêmico num recorte temporal de 20 anos (2002-2022), utilizando-se os seguintes descritores: tecnologias, ensino de botânica, botânica, TICs, entre outros. Como critérios de inclusão, considerou-se apenas trabalhos publicados em revistas científicas, monografias, dissertações e teses, escritos em língua portuguesa. Quanto aos de exclusão, desconsiderou-se trabalhos publicados em eventos, congressos e simpósios. No decorrer da análise, observou-se que a utilização das TICs está se tornando cada vez mais comum no ensino/aprendizagem de botânica, especialmente nos últimos cinco anos. A forma inesperada como a pandemia de COVID-19 afetou o ensino presencial trouxe a urgência de utilização e planejamento das TICs no ambiente virtual de aprendizagem. Google Meet, Zoom, Whatsapp e Youtube tornaram-se constantes em sala de aula durante o período pandêmico. Essas plataformas se consolidaram como apoio para professores e alunos, mesmo no cenário atual. Os vários incrementos trazidos pelas tecnologias e os meios multi midiáticos vêm a dinamizar as abordagens dos conteúdos de botânica em sala de aula, promovendo, inclusive, maior engajamento e interesse por parte dos discentes. A utilização de aplicativos voltados para a área de botânica, como o ClikBotãnica e o Botânica na Palma da Mão, possibilitaram melhoras significativas na compreensão do conteúdo. O uso dessas tecnologias veio para fazer parte do ambiente de sala de aula, fazendo-se necessário extrair o que elas têm de melhor para auxiliar o desenvolvimento dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13675_TB3122_08112023095744.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAILSON VERENILSON RAMOS" "autor_nome_curto" => "Tailson Ramos" "autor_email" => "taylson.ramos22@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97001 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3122 "inscrito_id" => 13675 "titulo" => "O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS) NO ENSINO DOS CONTEÚDOS DE BOTÂNICA" "resumo" => "O desenvolvimento tecnológico na sociedade tem influenciado a vida das pessoas de maneira progressiva, transformando, por exemplo, o ambiente educacional, onde as tecnologias estão cada vez mais presentes. Objetivou-se, através de uma revisão integrativa da literatura, investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são utilizadas no ensino dos conteúdos de botânica na educação básica e no ensino superior. As publicações selecionadas foram obtidas na base de dados online Google Acadêmico num recorte temporal de 20 anos (2002-2022), utilizando-se os seguintes descritores: tecnologias, ensino de botânica, botânica, TICs, entre outros. Como critérios de inclusão, considerou-se apenas trabalhos publicados em revistas científicas, monografias, dissertações e teses, escritos em língua portuguesa. Quanto aos de exclusão, desconsiderou-se trabalhos publicados em eventos, congressos e simpósios. No decorrer da análise, observou-se que a utilização das TICs está se tornando cada vez mais comum no ensino/aprendizagem de botânica, especialmente nos últimos cinco anos. A forma inesperada como a pandemia de COVID-19 afetou o ensino presencial trouxe a urgência de utilização e planejamento das TICs no ambiente virtual de aprendizagem. Google Meet, Zoom, Whatsapp e Youtube tornaram-se constantes em sala de aula durante o período pandêmico. Essas plataformas se consolidaram como apoio para professores e alunos, mesmo no cenário atual. Os vários incrementos trazidos pelas tecnologias e os meios multi midiáticos vêm a dinamizar as abordagens dos conteúdos de botânica em sala de aula, promovendo, inclusive, maior engajamento e interesse por parte dos discentes. A utilização de aplicativos voltados para a área de botânica, como o ClikBotãnica e o Botânica na Palma da Mão, possibilitaram melhoras significativas na compreensão do conteúdo. O uso dessas tecnologias veio para fazer parte do ambiente de sala de aula, fazendo-se necessário extrair o que elas têm de melhor para auxiliar o desenvolvimento dos discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13675_TB3122_08112023095744.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAILSON VERENILSON RAMOS" "autor_nome_curto" => "Tailson Ramos" "autor_email" => "taylson.ramos22@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }