SOUZA, Maria Socorro Alves De. Educação não formal e imigração no estado de roraima. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/97595>. Acesso em: 08/11/2024 02:05
RESUMO Este artigo apresenta um relato de experiência vinculado a ação de extensão no campo da educação não formal, realizada com professores e professoras indígenas das etnias Warao e E'ñepá originários da Venezuela. A ação de caráter colaborativo envolveu o curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima e o Projeto Social Casa de Los Niños. Teve como objetivo promover a discussão sobre a importância da educação intercultural, tendo como centralidade a criança e o adolescente indígena em situação de imigração no Brasil. A metodologia consistiu no processo construtivo com enfoque no planejamento participativo, em que ocorreu a definição de temas, conteúdos e atividades. Foram realizadas nove oficinas pedagógicas, dentre essas, destacamos as seguintes temáticas: Quem são os Warao e E'ñepa (História, cosmologias, línguas, manifestações socioculturais, tradições e costumes); Educação indígena com os Warao e E'ñepa: Construindo materiais didáticos e metodológicos. Quanto aos eventos foram tratados temas taiscomo, Educação Intercultural: Culturas e infâncias indígenas em contexto de imigração e refúgio de venezuelanos em Roraima; O Direito humano de imigrar e de pedir asilo, e a condição de indígenas em situação de refúgio no Brasil. As atividades propostas, tiveram a finalidade de propiciar a reflexão teórica e prática sobre o trabalho com imigrantes indígenas. Desta forma, percebemos o quanto foi profícuo a troca de experiências e possibilidades pedagógicas de ressignificação que perspectivam a diversidade sociocultural com efeitos multiplicadores na educação, e no fortalecimento identitário dos povos indígenas em situação de refúgio em Roraima.