O presente trabalho objetiva descrever uma intervenção de combate ao bullying e desenvolvimento de pensamento crítico em uma turma de 6º ano de um colégio estadual do norte do Paraná. As referências básicas para esse estudo são os conceitos de consciência crítica da linguagem (FAIRCLOUGH, 1992), pedagogia crítica (FREIRE, 1974), leitura crítica (WALLACE, 1992) e pensamento crítico (TAGLIEBER, 2000). O contexto da pesquisa é o projeto de extensão intitulado “Perspectivas críticas para o ensino de línguas: construindo pontes entre teorias e práticas” da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) campus Apucarana coordenado por uma docente do curso de Letras Inglês que aconteceu entre os anos de 2018 a 2020. Uma das ações do projeto era suprir demandas de escolas referentes ao desenvolvimento de pensamento crítico por meio de atividades, dinâmicas, cursos, palestras etc. envolvendo o ensino de língua portuguesa, língua inglesa e língua espanhola. Em 2019 houve a demanda de um colégio estadual para que propuséssemos uma intervenção acerca do tema bullying com estudantes de 6º ano, uma vez que tal prática estava se tornando um problema recorrente no ambiente escolar. Sendo assim, este artigo descreve as ações realizadas no colégio, relatando os objetivos por trás de cada atividade, como a turma reagiu e participou das dinâmicas e como os estudantes de Letras, que executaram as ações, perceberam o desenvolvimento de pensamento crítico dos alunos. Foi possível concluir que as atividades realizadas com os estudantes proporcionaram um momento para que eles repensassem suas atitudes, muitas vezes inconscientes, de prática do bullying. Os participantes do projeto ficaram impressionados com o alto índice de ações de bullying praticadas pelos alunos e a dificuldade na identificação e resolução do problema, todavia, foram capazes de observar também um grande potencial para mudança.