O envelhecimento populacional é uma realidade global e, embora seja considerado um processo natural, traz consigo um conjunto de mudanças biológicas, psicológicas e sociais que afetam a qualidade de vida dos idosos. O isolamento social, a solidão e a falta de estímulos cognitivos são alguns dos problemas que podem afetar esse grupo de pessoas. Partindo do pressuposto de que a leitura literária pode ser, em qualquer idade, um atalho privilegiado para elaborar ou manter um espaço próprio, um espaço íntimo, privado e, dessa forma, pode oportunizar benefícios a esse grupo de pessoas, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção leitora que proporcione um espaço de convivência e acolhimento para a terceira idade; além disso, objetiva-se estimular a leitura, por meio da criação de um clube de leitura direcionado a grupos de idosos. O aparato teórico-metodológico que fundamenta o presente trabalho assenta-se em teóricos que discutem os benefícios da leitura e como ela pode ser humanizadora, a exemplo de Petit (2009), Candido (1995), Inácio (2021) e em outros que discutem a formação e efetivação de clubes de leitura, como Barbeiro e Gamboa (2016) e Souza (2018). Como resultados, pretende-se ampliar as discussões acerca de leitura literária como acolhimento, clubes de leitura e possíveis benefícios da leitura na terceira idade.