RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO: O QUE PENSAM OS PROFESSORES?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95635 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1302 "inscrito_id" => 10011 "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO: O QUE PENSAM OS PROFESSORES?" "resumo" => "A tecnologia está presente no dia-a-dia tanto dos estudantes como dos professores, no entanto, nas salas de aula ela ainda não é muito utilizada como ferramenta didática, pois muitas escolas a veem como ameaça. Porém, muitas vezes os professores não sabem manusear ou não se interessam por ferramentas, como jogos educativos online, por as considerar inviáveis. A partir disso buscamos investigar como eles enxergam a tecnologia como recurso educativo. Pois é perceptível que os jovens possuem mais facilidade e afinidade com a tecnologia, já que eles usam aparelhos tecnológicos o tempo todo, e os professores nem sempre estão aptos para manuseá-las e por essa razão não usam essas ferramentas em sala de aula. Esta pesquisa tem abordagem quantitativa e utiliza como recurso de coleta de dados um questionário. Os sujeitos da pesquisa são professores da base comum e profissionalizante de duas escolas de educação profissional do município de Acopiara. É compreensível que nos resultados todos se mostraram de acordo que as tecnologias contribuem para o desempenho dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas além de aumentar a eficiência da aprendizagem. Contudo, as aulas devem ser planejadas, pois em alguns pode acontecer problemas de internet e dessa maneira a aula não ocorrer como previsto, inviabilizando a utilização de uma determinada ferramenta. Destacamos ainda que muitas vezes o uso da tecnologia não acontece por falta de capacitação para utilizar a tecnologia durante a formação. Concluímos então que tecnologias do ponto de vista dos docentes são ferramentas muito úteis para dar suporte didático. Sendo elas, novos recursos tecnológicos contemporâneos dando uma importante contribuição para o ensino-aprendizagem para os alunos, agregando assim em uma aprendizagem ativa. Entretanto, vale reforçar que é necessário capacitações direcionadas aos docentes ainda no seu processo de formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581a4c1b4616_19122023111217.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 11:12:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SAMARA SOARES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.samara.soares08@alu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95635 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1302 "inscrito_id" => 10011 "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO: O QUE PENSAM OS PROFESSORES?" "resumo" => "A tecnologia está presente no dia-a-dia tanto dos estudantes como dos professores, no entanto, nas salas de aula ela ainda não é muito utilizada como ferramenta didática, pois muitas escolas a veem como ameaça. Porém, muitas vezes os professores não sabem manusear ou não se interessam por ferramentas, como jogos educativos online, por as considerar inviáveis. A partir disso buscamos investigar como eles enxergam a tecnologia como recurso educativo. Pois é perceptível que os jovens possuem mais facilidade e afinidade com a tecnologia, já que eles usam aparelhos tecnológicos o tempo todo, e os professores nem sempre estão aptos para manuseá-las e por essa razão não usam essas ferramentas em sala de aula. Esta pesquisa tem abordagem quantitativa e utiliza como recurso de coleta de dados um questionário. Os sujeitos da pesquisa são professores da base comum e profissionalizante de duas escolas de educação profissional do município de Acopiara. É compreensível que nos resultados todos se mostraram de acordo que as tecnologias contribuem para o desempenho dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas além de aumentar a eficiência da aprendizagem. Contudo, as aulas devem ser planejadas, pois em alguns pode acontecer problemas de internet e dessa maneira a aula não ocorrer como previsto, inviabilizando a utilização de uma determinada ferramenta. Destacamos ainda que muitas vezes o uso da tecnologia não acontece por falta de capacitação para utilizar a tecnologia durante a formação. Concluímos então que tecnologias do ponto de vista dos docentes são ferramentas muito úteis para dar suporte didático. Sendo elas, novos recursos tecnológicos contemporâneos dando uma importante contribuição para o ensino-aprendizagem para os alunos, agregando assim em uma aprendizagem ativa. Entretanto, vale reforçar que é necessário capacitações direcionadas aos docentes ainda no seu processo de formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "6581a4c1b4616_19122023111217.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 11:12:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SAMARA SOARES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "maria.samara.soares08@alu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }