Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO: O QUE PENSAM OS PROFESSORES?

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95635
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1302
    "inscrito_id" => 10011
    "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO: O QUE PENSAM OS PROFESSORES?"
    "resumo" => "A tecnologia está presente no dia-a-dia tanto dos estudantes como dos professores, no entanto, nas salas de aula ela ainda não é muito utilizada como ferramenta didática, pois muitas escolas a veem como ameaça. Porém, muitas vezes os professores não sabem manusear ou não se interessam por ferramentas, como jogos educativos online, por as considerar inviáveis. A partir disso buscamos investigar como eles enxergam a tecnologia como recurso educativo. Pois é perceptível que os jovens possuem mais facilidade e afinidade com a tecnologia, já que eles usam aparelhos tecnológicos o tempo todo, e os professores nem sempre estão aptos para manuseá-las e por essa razão não usam essas ferramentas em sala de aula. Esta pesquisa tem abordagem quantitativa e utiliza como recurso de coleta de dados um questionário. Os sujeitos da pesquisa são professores da base comum e profissionalizante de duas escolas de educação profissional do município de Acopiara. É compreensível que nos resultados todos se mostraram de acordo que as tecnologias contribuem para o desempenho dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas além de aumentar a eficiência da aprendizagem. Contudo, as aulas devem ser planejadas, pois em alguns pode acontecer problemas de internet e dessa maneira a aula não ocorrer como previsto, inviabilizando a utilização de uma determinada ferramenta. Destacamos ainda que muitas vezes o uso da tecnologia não acontece por falta de capacitação para utilizar a tecnologia durante a formação. Concluímos então que tecnologias do ponto de vista dos docentes são ferramentas muito úteis para dar suporte didático. Sendo elas, novos recursos tecnológicos contemporâneos dando uma importante contribuição para o ensino-aprendizagem para os alunos, agregando assim em uma aprendizagem ativa. Entretanto, vale reforçar que é necessário capacitações direcionadas aos docentes ainda no seu processo de formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581a4c1b4616_19122023111217.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 11:12:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SAMARA SOARES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.samara.soares08@alu"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95635
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1302
    "inscrito_id" => 10011
    "titulo" => "RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO: O QUE PENSAM OS PROFESSORES?"
    "resumo" => "A tecnologia está presente no dia-a-dia tanto dos estudantes como dos professores, no entanto, nas salas de aula ela ainda não é muito utilizada como ferramenta didática, pois muitas escolas a veem como ameaça. Porém, muitas vezes os professores não sabem manusear ou não se interessam por ferramentas, como jogos educativos online, por as considerar inviáveis. A partir disso buscamos investigar como eles enxergam a tecnologia como recurso educativo. Pois é perceptível que os jovens possuem mais facilidade e afinidade com a tecnologia, já que eles usam aparelhos tecnológicos o tempo todo, e os professores nem sempre estão aptos para manuseá-las e por essa razão não usam essas ferramentas em sala de aula. Esta pesquisa tem abordagem quantitativa e utiliza como recurso de coleta de dados um questionário. Os sujeitos da pesquisa são professores da base comum e profissionalizante de duas escolas de educação profissional do município de Acopiara. É compreensível que nos resultados todos se mostraram de acordo que as tecnologias contribuem para o desempenho dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas além de aumentar a eficiência da aprendizagem. Contudo, as aulas devem ser planejadas, pois em alguns pode acontecer problemas de internet e dessa maneira a aula não ocorrer como previsto, inviabilizando a utilização de uma determinada ferramenta. Destacamos ainda que muitas vezes o uso da tecnologia não acontece por falta de capacitação para utilizar a tecnologia durante a formação. Concluímos então que tecnologias do ponto de vista dos docentes são ferramentas muito úteis para dar suporte didático. Sendo elas, novos recursos tecnológicos contemporâneos dando uma importante contribuição para o ensino-aprendizagem para os alunos, agregando assim em uma aprendizagem ativa. Entretanto, vale reforçar que é necessário capacitações direcionadas aos docentes ainda no seu processo de formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6581a4c1b4616_19122023111217.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => "2023-12-19 11:12:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SAMARA SOARES RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "maria.samara.soares08@alu"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A tecnologia está presente no dia-a-dia tanto dos estudantes como dos professores, no entanto, nas salas de aula ela ainda não é muito utilizada como ferramenta didática, pois muitas escolas a veem como ameaça. Porém, muitas vezes os professores não sabem manusear ou não se interessam por ferramentas, como jogos educativos online, por as considerar inviáveis. A partir disso buscamos investigar como eles enxergam a tecnologia como recurso educativo. Pois é perceptível que os jovens possuem mais facilidade e afinidade com a tecnologia, já que eles usam aparelhos tecnológicos o tempo todo, e os professores nem sempre estão aptos para manuseá-las e por essa razão não usam essas ferramentas em sala de aula. Esta pesquisa tem abordagem quantitativa e utiliza como recurso de coleta de dados um questionário. Os sujeitos da pesquisa são professores da base comum e profissionalizante de duas escolas de educação profissional do município de Acopiara. É compreensível que nos resultados todos se mostraram de acordo que as tecnologias contribuem para o desempenho dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas além de aumentar a eficiência da aprendizagem. Contudo, as aulas devem ser planejadas, pois em alguns pode acontecer problemas de internet e dessa maneira a aula não ocorrer como previsto, inviabilizando a utilização de uma determinada ferramenta. Destacamos ainda que muitas vezes o uso da tecnologia não acontece por falta de capacitação para utilizar a tecnologia durante a formação. Concluímos então que tecnologias do ponto de vista dos docentes são ferramentas muito úteis para dar suporte didático. Sendo elas, novos recursos tecnológicos contemporâneos dando uma importante contribuição para o ensino-aprendizagem para os alunos, agregando assim em uma aprendizagem ativa. Entretanto, vale reforçar que é necessário capacitações direcionadas aos docentes ainda no seu processo de formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.