Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“QUEM É IGUAL, AFINAL?”: UMA PROPOSTA PARA O DIÁLOGO ENTRE LITERATURA INFANTIL E DIVERSIDADE SEXUAL NA SALA DE AULA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Temáticas, debates e discussões envolvendo sexo, gênero e sexualidade, desde seus conceitos até seus papéis na formação identitária dos/as sujeitos/as em dados meios sociais, vêm sendo cada vez mais evidenciados, seja na internet - por meio do ativismo nas redes sociais, blogues ou websites, a título de exemplo - ou no campo acadêmico. Isso demonstra a urgência em refletir acerca de uma questão tão importante, que lida diretamente com a forma que os/as indivíduos/as experimentam e enxergam o mundo, bem como descobrem o outro ao passo que descobrem a si, seus objetivos, medos e perspectivas. Por isso, no presente texto focamos em salientar a relevância do papel da literatura infantil como ferramenta de transformação social no que tange a tomada de conhecimento a respeito da empatia e acerca das divergências sexuais presentes na sociedade. Para isso, estudos de pesquisadores do campo da educação sexual Carvalho, Andrade, Menezes e Junqueira (2009), Nunes (2005), Baliscei (2020), Bickmore, (1999); e, no campo dos estudos literários Cândido (1977), Barros (2013); Cosson (2018); Coelho (1997) foram usados como arcabouço teórico para embasar o nosso estudo. Como objeto de pesquisa, o texto literário selecionado foi “Minhas Duas Avós”, escrito por Ana Teixeira (2017). Os resultados apontam o poder do texto literário no que tange a tomada de conhecimento a respeito de outras realidades, contextos e vivências, visto que ele pode servir como um ótimo meio para o levantamento de reflexões a respeito de pautas sociais tão relevantes, principalmente nos dias de hoje.

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