Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIA STEAM COMO INSTRUMEMTO DE ENSINO EM ENERGETICA E SUSTENTABILIDADE: UM OLHAR OSBRE OS ODS E O PACTO GLOBAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Atualmente a metodologia STEAM que interliga de forma interdisciplinar as áreas de ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática, tem sido uma das alternativas mais viáveis para o estímulo do desenvolvimento da criatividade dos alunos em sala de aula, aumentando seu desempenho, interpretação da realidade e resolução de problemas. Neste contexto, essa pesquisa objetivou utilizar o método STEAM para exercitar a consciência e criatividade dos alunos sobre o ODS 7 (Energia acessível e limpa), por meio da construção de um modelo de cidade sustentável. O trabalho foi desenvolvido na EMEF Iraci Rodrigues de Farias Melo – Mogeiro – PB. Inicialmente, os alunos pesquisaram a matriz energética brasileira. Com a utilização do software Auto CAD, os discentes construíram toda a planta virtual de uma cidade sustentável. Em seguida, desenvolveram a matriz energética proposta, constituída pelas energias hidrelétrica e solar. Os alunos desenvolveram miniaturas funcionais das usinas dos respectivos meios energéticos escolhidos, que alimentaram todo o modelo da cidade, gerando energia elétrica para as residências e prédios em miniatura sobe escalas mensuráveis. Todo protótipo físico da maquete foi construído com materiais descartados de empresas de calçados da região, visando à diminuição de resíduos no meio ambiente. O trabalho desenvolveu a habilidade EF08C105, além de estimular a consciência ecológica dos alunos, conscientizando-os acerca da importância da geração de energia limpa. A alimentação de energia da maquete permite aos alunos observarem toda a produção e transformação energética, tornando-se um rico instrumento prático para professores e alunos da escola e da rede municipal. O modelo permitiu aos alunos pensar em respostas criativas para problemas ambientais reais, estimulando o desenvolvimento de mentes transformadoras que criaram um futuro promissor. O trabalho proporcionou a oportunidade de trabalhar em sala os princípios 8 e 9 do pacto global, contextualizando o ensino a questões globais.

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