O estágio é fundamental na formação profissional, permitindo ao estudante vivenciar na prática o que aprendeu na faculdade e testar sua capacidade. Ele funciona como uma conexão entre o mundo acadêmico e profissional, fornecendo conhecimento sobre as diretrizes e o funcionamento das organizações. Este trabalho tem como objetivo relatar o processo de estágio supervisionado realizado por alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão - Campus Caxias. O estágio foi constituído por três etapas, a teórica, observação e a fase de regência que são realizadas na escola campo. O estágio supervisionado ocorreu na escola Unidade Integrada Municipal Professor Arlindo Fernandes de Oliveira, na cidade de Caxias, Maranhão. A escola oferece ensino Fundamental I - anos iniciais 1 ao 5 ano e Ensino Fundamental II - anos finais 6 ao 9 ano, além da instituição dispor também do programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA), e Educação especial. Com essa experiência foi possível identificar algumas dificuldades no sistema educacional, porém, leva-se em consideração também o momento difícil de Pandemia que vivenciamos desde 2020 como causador das dificuldades dos alunos em relação à aprendizagem, tendo em vista que foi muito tempo longe das aulas presenciais, com aulas remotas, onde nem sempre era possível conseguir estudar, ou ter acesso à internet, enfim, um momento muito turbulento para todos. Com o fim do estágio supervisionado I, foi possível perceber o quanto somente a teoria em si não nos prepara para o que realmente nos aguarda em sala de aula, são diversos fatores que contribuem para a vivência e à experiência de todas as situações possíveis dentro de sala de aula.