Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES ACERCA DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL E MIDIÁTICO EM AULAS HISTÓRIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98423
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4995
    "inscrito_id" => 16903
    "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL E MIDIÁTICO EM AULAS HISTÓRIA"
    "resumo" => "O mundo digital modificou a forma na qual interagimos e trocamos informações. Tudo que é considerado tendência viraliza rapidamente, sem o devido tempo e espaço para digerirmos as enxurradas de notícias que recebemos a todo instante. Dessa maneira, a inserção das tecnologias e novas mídias digitais nas sociedades modernas demandam novas formas de pensar, ler, escrever e comunicar; a internet não é mais compreendida apenas como um meio de entretenimento,\u{A0} é uma importante ferramenta para informação, educação, comunicação entre outras infinidades de funcionalidades. Diante desse quadro, algumas perguntas norteiam nossas pesquisas: de qual maneira a nossa realidade tem impactado a formação escolar? Que desafios e possibilidades os professores de História do 3º ciclo têm enfrentado para se utilizar das novas mídias em sala de aula? O objetivo deste trabalho é traçar reflexões iniciais sobre os desafios e as possibilidades das práticas de letramento digital e midiático, a partir da inserção das novas mídias no ensino de História.\u{A0} A metodologia adotada foi a qualitativa, descritiva, de caráter bibliográfico. É indispensável pensar a respeito das possibilidades pedagógicas das novas mídias no processo de ensino e aprendizagem do ensino de História, buscando por \u{A0}estratégias para manutenção das novas mídias como recurso de aprendizagem, a fim de propiciar um tipo de conhecimento do saber que influencie o consumo das mídias de maneira positiva, favorecendo o processo formativo do ensino de História dentro e fora dos muros escolares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16903_TB4995_10122023193548.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA HELOÍSA DE MORAES CURVO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA HELOÍSA C"
    "autor_email" => "mariaheloisa.curvo@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98423
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4995
    "inscrito_id" => 16903
    "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL E MIDIÁTICO EM AULAS HISTÓRIA"
    "resumo" => "O mundo digital modificou a forma na qual interagimos e trocamos informações. Tudo que é considerado tendência viraliza rapidamente, sem o devido tempo e espaço para digerirmos as enxurradas de notícias que recebemos a todo instante. Dessa maneira, a inserção das tecnologias e novas mídias digitais nas sociedades modernas demandam novas formas de pensar, ler, escrever e comunicar; a internet não é mais compreendida apenas como um meio de entretenimento,\u{A0} é uma importante ferramenta para informação, educação, comunicação entre outras infinidades de funcionalidades. Diante desse quadro, algumas perguntas norteiam nossas pesquisas: de qual maneira a nossa realidade tem impactado a formação escolar? Que desafios e possibilidades os professores de História do 3º ciclo têm enfrentado para se utilizar das novas mídias em sala de aula? O objetivo deste trabalho é traçar reflexões iniciais sobre os desafios e as possibilidades das práticas de letramento digital e midiático, a partir da inserção das novas mídias no ensino de História.\u{A0} A metodologia adotada foi a qualitativa, descritiva, de caráter bibliográfico. É indispensável pensar a respeito das possibilidades pedagógicas das novas mídias no processo de ensino e aprendizagem do ensino de História, buscando por \u{A0}estratégias para manutenção das novas mídias como recurso de aprendizagem, a fim de propiciar um tipo de conhecimento do saber que influencie o consumo das mídias de maneira positiva, favorecendo o processo formativo do ensino de História dentro e fora dos muros escolares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16903_TB4995_10122023193548.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA HELOÍSA DE MORAES CURVO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA HELOÍSA C"
    "autor_email" => "mariaheloisa.curvo@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O mundo digital modificou a forma na qual interagimos e trocamos informações. Tudo que é considerado tendência viraliza rapidamente, sem o devido tempo e espaço para digerirmos as enxurradas de notícias que recebemos a todo instante. Dessa maneira, a inserção das tecnologias e novas mídias digitais nas sociedades modernas demandam novas formas de pensar, ler, escrever e comunicar; a internet não é mais compreendida apenas como um meio de entretenimento,  é uma importante ferramenta para informação, educação, comunicação entre outras infinidades de funcionalidades. Diante desse quadro, algumas perguntas norteiam nossas pesquisas: de qual maneira a nossa realidade tem impactado a formação escolar? Que desafios e possibilidades os professores de História do 3º ciclo têm enfrentado para se utilizar das novas mídias em sala de aula? O objetivo deste trabalho é traçar reflexões iniciais sobre os desafios e as possibilidades das práticas de letramento digital e midiático, a partir da inserção das novas mídias no ensino de História.  A metodologia adotada foi a qualitativa, descritiva, de caráter bibliográfico. É indispensável pensar a respeito das possibilidades pedagógicas das novas mídias no processo de ensino e aprendizagem do ensino de História, buscando por  estratégias para manutenção das novas mídias como recurso de aprendizagem, a fim de propiciar um tipo de conhecimento do saber que influencie o consumo das mídias de maneira positiva, favorecendo o processo formativo do ensino de História dentro e fora dos muros escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.