O mundo digital modificou a forma na qual interagimos e trocamos informações. Tudo que é considerado tendência viraliza rapidamente, sem o devido tempo e espaço para digerirmos as enxurradas de notícias que recebemos a todo instante. Dessa maneira, a inserção das tecnologias e novas mídias digitais nas sociedades modernas demandam novas formas de pensar, ler, escrever e comunicar; a internet não é mais compreendida apenas como um meio de entretenimento, é uma importante ferramenta para informação, educação, comunicação entre outras infinidades de funcionalidades. Diante desse quadro, algumas perguntas norteiam nossas pesquisas: de qual maneira a nossa realidade tem impactado a formação escolar? Que desafios e possibilidades os professores de História do 3º ciclo têm enfrentado para se utilizar das novas mídias em sala de aula? O objetivo deste trabalho é traçar reflexões iniciais sobre os desafios e as possibilidades das práticas de letramento digital e midiático, a partir da inserção das novas mídias no ensino de História. A metodologia adotada foi a qualitativa, descritiva, de caráter bibliográfico. É indispensável pensar a respeito das possibilidades pedagógicas das novas mídias no processo de ensino e aprendizagem do ensino de História, buscando por estratégias para manutenção das novas mídias como recurso de aprendizagem, a fim de propiciar um tipo de conhecimento do saber que influencie o consumo das mídias de maneira positiva, favorecendo o processo formativo do ensino de História dentro e fora dos muros escolares.