Este trabalho teve por objetivo relatar as contribuições de uma exposição sobre radioatividade realizada por estudantes do curso de Licenciatura em Química em uma escola pública estadual. Nas oficinas, os temas abordados foram: alimentos irradiados, datação por carbono-14 e uma simulação experimental, chamada “caixa radioativa”. Os estudantes bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) buscaram explorar os conceitos de estrutura atômica e compreender a importância da radioatividade na sociedade. Na busca em oferecer clareza, a apresentação foi organizada em seções. O intuito foi relatar pontos cruciais aos estudantes, enriquecendo seu entendimento. Além de uma abordagem verbal, a exposição incorporou elementos visuais, como imagens e exemplos, para ilustrar a influência da radioatividade em ações cotidianas. Foram proporcionados momentos para os estudantes compartilharem curiosidades e/ou questionamentos, promovendo, assim, um aprendizado colaborativo. Dessa forma, o estudante torna-se um agente ativo no processo educacional. Durante as exposições, ficou evidente nos estudantes um melhor entendimento a respeito das aplicações da radioatividade, à medida que os estudantes se reuniram para debater e perguntar sobre cada seção exposta de uma oficina aparentemente simples, porém rica em curiosidades relacionadas à radioatividade. Essa apresentação teve a ideia de mostrar as aplicações da ciência atômica, revelando propriedades singulares sobre as aplicações radioativas. Ao guiar a audiência por uma experiência à ciência nuclear e suas aplicações práticas, a apresentação teve o intuito de demonstração que deixou os alunos satisfeitos. Por fim, essa experiência proporcionou aos estudantes embarcar na exploração dos desafios e benefícios encontrados no seu cotidiano, oferecidos pela ciência nuclear.