Com os estudos históricos acerca da criança com deficiência nos diferentes contextos sociais, vamos observar que esse processo de luta perpassa por adversidades até as conquistas existentes na educação. Mesmo diante dessas conquistas, ainda há um grande percurso para a efetiva inclusão escolar desses sujeitos. Defendemos a organização do trabalho pedagógico como um dos caminhos para o aprendizado e inclusão da criança com deficiência na educação infantil. Assim, o objetivo do trabalho é discutir, teoricamente, a organização do trabalho pedagógico na educação infantil, com ênfase no resgate histórico para uma prática inclusiva. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de Mestrado em andamento, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, sendo selecionados os materiais para análise a partir dos conceitos centrais de fundamentos da educação especial e da educação infantil, bem como produções de pesquisadores que discutem acerca da organização do trabalho pedagógico e da Teoria Histórico-Cultural. Concluímos que o acesso vai além da matrícula na educação infantil e que a inclusão escolar se materializa nas possibilidades das crianças com deficiência se apropriarem de sua cultura, de conhecimentos e saberes próprios para sua faixa etária. Uma forma de alcançar tudo isso é através da organização do trabalho pedagógico na escola, com o intuito de oferecer meios e condições objetivas para a garantia do desenvolvimento integral desses sujeitos.