Atualmente é possível utilizar diversas ferramentas no ensino, porém muitas ferramentas dependem da tecnologia ou de uma boa estrutura escolar para serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Para fugir dessa dependência alguns professores utilizam jogos didáticos no ensino, por proporcionar diversão e aprendizado, tornando-se uma atividade com potencial para gerar aprendizagem significativa. Dessa forma o presente trabalho tem por objetivo avaliar como o jogo “trilha da física” pôde contribuir com a aprendizagem sobre o assunto da termodinâmica dos alunos do 2º ano da disciplina de física numa escola de ensino médio localizada na cidade de Ibiapina-CE. Esse trabalho foi norteado por uma abordagem de pesquisa quantitativa. Para a aplicação do jogo, partiu-se da explicação aos discentes das regras a serem seguidas, e logo após a aplicação, os participantes responderam um questionário elaborado segundo a escala likert. Os resultados encontrados mostram que o uso do jogo “trilha da física” no processo de ensino-aprendizagem pode ser considerado uma alternativa viável, tendo sido possível constatar que o uso do jogo despertou a curiosidade dos estudantes, principalmente por ser um método diferente das corriqueiras aulas tradicionais, fazendo com que os alunos demonstrassem mais interesse pela disciplina, dessa forma contribuindo com o aprendizado dos mesmos.