A disciplina físico-química I, que aborda geralmente temas como estequiometria, soluções, equilíbrio químico e equilíbrio ácido-base, é tida pelos alunos como uma disciplina difícil, característica evidenciada por sua baixa aceitação e adaptação por parte dos estudantes. Pensando em uma maneira de estimulá-los a participarem mais das aulas , criou-se a estratégia gamificada intitulada “A corrida dos Reinos”, com o objetivo de favorecer a aprendizagem de físico-química I por meio do estímulo da motivação e engajamento dos alunos. Essa estratégia foi realizada em uma turma do segundo ano do curso técnico de química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ campus Duque de Caxias, na qual os alunos foram divididos em seis grupos, representando reinos nomeados pelos próprios alunos. Criou-se uma história que foi desenvolvida no decorrer das aulas, na qual havia momentos em que os alunos podiam realizar escolhas envolvendo a resolução de questões durante a aula para conseguir benefícios. A partir de suas participações em sala de aula, os alunos acumulavam pontos, que poderiam ser resgatados na atividade avaliativa. Com a aplicação da metodologia, os estudantes demonstraram maior envolvimento com a disciplina, evidenciado pelo trabalho em equipe apresentado, o aumento da participação, o compartilhamento de ideias e a cooperação entre grupos, características que apontam incremento na motivação e no engajamento.