A teia que sustentou este projeto foi a reflexão sobre a formação docente atrelada às histórias de vidas, as imagens produzidas pelos docentes nas oficinas de arte por uma didática transdisciplinar. A transdisciplinaridade pode ser considerada como uma resposta à hegemonia educacional brasileira. Em nosso cenário atual poucas pesquisas abordam essa temática em questão. Entendemos que a formação, e a didática transdisciplinar do professor deve contemplar um processo tripolar: a autoformação (a formação na relação consigo mesmo), a heteroformação (a formação na relação com os outros) e a ecoformação (a formação na relação com o ambiente). Traçamos como objetivo a reflexão sobre as experiências formadoras docentes a partir das narrativas e imagens que foram produzidas pelos professores na oficina realizada em julho de 2020 e seus impactos no campo da didática. Nesse sentido, dentro do campo da pesquisa qualitativa nossa proposta teórica-metodológica contou com as contribuições da abordagem (auto)biográfica, da psicologia analítica e da teoria da complexidade. A partir dos resultados deste trabalho, compreendemos que a formação de professores é permeada por um devir constante de experiências didáticas transdisciplinares. Dialogar com estas experiências poderá nos auxiliar a vislumbrar outros sentidos no campo da didática e da formação docente.