O ATUAR PROTAGONISTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA PARCERIA ENTRE ESCOLA E ONG
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98714 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5360 "inscrito_id" => 353 "titulo" => "O ATUAR PROTAGONISTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA PARCERIA ENTRE ESCOLA E ONG" "resumo" => "O trabalho relata ações educativas de intervenção, sobre Educação Ambiental (EA), em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, nas turmas do Ensino Médio e no espaço de uma Organização Não Governamental (ONG), através do componente curricular de Projeto de Vida e Empreendedorismo. Acredita-se que, o ensino da EA edifica o atuar prático da cidadania dos estudantes e da comunidade escolar, intencionando-os a responsabilidade socioambiental individual e coletiva, no meio em que estão inseridos. Dessa forma, os sujeitos sensibilizados, tornam-se agentes multiplicadores dos saberes sustentáveis para outras pessoas, consequentemente, a predisposição das mudanças atitudinais e comportamentais começam a surgir. As atividades interventivas ocorreram durante os meses de maio e junho do ano vigente, com ações internas e externas ao núcleo escolar. O circuito pedagógico interno contou com debates, análises de casos, produção de cartilhas e oficinas pedagógicas, direcionas a construção de uma brinquedoteca e a produtividade de artesanatos com materiais reciclados. No que concerne ao circuito externo, realizou-se em uma ONG, pertencente a comunidade, no 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, um encontro recreativo com crianças, adolescentes e adultos que frequentam o espaço. Na ocasião, os estudantes das turmas de 2º ano palestraram sobre a finalidade do Dia, trazendo conhecimentos e dicas acerca da importância da coleta seletiva e dos 5R’s da sustentabilidade, além de distribuírem os brinquedos e os artesanatos produzidos, tornando o clima, ainda mais, prazeroso e lúdico. A análise geral dos resultados denota mudanças comportamentais positivistas, entusiasmadas para novos hábitos de vida com consciência crítica ambiental. Mobilizações como estas, enseja a criação de uma sociedade mais sustentável. Espera-se a continuidade dessa sinergia comportamental que concretiza a educação como instrumento de transformação social. A preservação dos recursos naturais, faz-se necessária, no intuito de não comprometer o presente e o futuro das gerações no planeta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID353_TB5360_09122023195403.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO GOMES DE BARROS" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "duddu-u@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVISA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98714 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5360 "inscrito_id" => 353 "titulo" => "O ATUAR PROTAGONISTA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA PARCERIA ENTRE ESCOLA E ONG" "resumo" => "O trabalho relata ações educativas de intervenção, sobre Educação Ambiental (EA), em uma escola da Rede Estadual de Pernambuco, nas turmas do Ensino Médio e no espaço de uma Organização Não Governamental (ONG), através do componente curricular de Projeto de Vida e Empreendedorismo. Acredita-se que, o ensino da EA edifica o atuar prático da cidadania dos estudantes e da comunidade escolar, intencionando-os a responsabilidade socioambiental individual e coletiva, no meio em que estão inseridos. Dessa forma, os sujeitos sensibilizados, tornam-se agentes multiplicadores dos saberes sustentáveis para outras pessoas, consequentemente, a predisposição das mudanças atitudinais e comportamentais começam a surgir. As atividades interventivas ocorreram durante os meses de maio e junho do ano vigente, com ações internas e externas ao núcleo escolar. O circuito pedagógico interno contou com debates, análises de casos, produção de cartilhas e oficinas pedagógicas, direcionas a construção de uma brinquedoteca e a produtividade de artesanatos com materiais reciclados. No que concerne ao circuito externo, realizou-se em uma ONG, pertencente a comunidade, no 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, um encontro recreativo com crianças, adolescentes e adultos que frequentam o espaço. Na ocasião, os estudantes das turmas de 2º ano palestraram sobre a finalidade do Dia, trazendo conhecimentos e dicas acerca da importância da coleta seletiva e dos 5R’s da sustentabilidade, além de distribuírem os brinquedos e os artesanatos produzidos, tornando o clima, ainda mais, prazeroso e lúdico. A análise geral dos resultados denota mudanças comportamentais positivistas, entusiasmadas para novos hábitos de vida com consciência crítica ambiental. Mobilizações como estas, enseja a criação de uma sociedade mais sustentável. Espera-se a continuidade dessa sinergia comportamental que concretiza a educação como instrumento de transformação social. A preservação dos recursos naturais, faz-se necessária, no intuito de não comprometer o presente e o futuro das gerações no planeta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID353_TB5360_09122023195403.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO GOMES DE BARROS" "autor_nome_curto" => "CARLOS" "autor_email" => "duddu-u@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVISA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }