O curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus II, integra o Programa de Residência Pedagógica (RP) desde 2018, fortalecendo a formação inicial de professores por meio de experiências em escolas públicas. Devido ao contexto pandêmico, ocasionado pela covid-19, ocorreram modificações nos sistemas educacionais, havendo suspensão das aulas presenciais e encaminhamento das práticas educativas para o que foi chamado de Ensino Remoto Emergencial (ERE). No contexto paraibano, tal modificação foi instituída pela Portaria de nº 418/2020, exigindo dos professores e alunos (re)invenções metodológicas e utilização de recursos tecnológicos até então explorados de maneira modesta e pontual no cenário educacional. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo relatar as vivências durante o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) no ensino remoto sobre o conteúdo Funções Orgânicas Oxigenadas. Essa pesquisa foi realizada em uma escola estadual da cidade de Areia/PB. Os participantes foram 19 alunos da 3ª série do ensino médio. A SD elaborada foi traçada com três momentos didáticos: (I) utilização da plataforma Mentimeter como recurso digital no mapeamento dos conhecimentos prévios dos alunos; (II) aula síncrona expositiva e contextualizada através da plataforma Google Meet; (III) gravação e divulgação de uma aula assíncrona, por meio da plataforma Google Classroom, para as correções dos exercícios. Baseado nessa experiência, podemos afirmar que o uso do aplicativo, assim como a aula contextualizada e dialogada, despertou o interesse dos alunos, uma vez que mais de 90% participaram do levantamento do conhecimento e interagiram durante a aula com questionamentos sobre o conteúdo. Vale ressaltar que, apesar dos desafios enfrentados durante o ensino remoto, como a falta de conectividade e interesse dos alunos, as estratégias utilizadas contribuíram para o processo de ensino, por proporcionar adaptações às novas demandas, formação para o uso das tecnologias e o repensar da prática docente.