Nos últimos 20 anos a questão do currículo escolar e outras políticas educacionais têm sido alvo de constantes reformas no Brasil, neste sentido, o objeto de estudo desse artigo é o currículo e seus efeitos na prática pedagógica do professor. Tem o objetivo geral analisar as reformas curriculares que ocorreram no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Base (1996) a Base Nacional Comum Curricular (2017), considerando a relação entre o contexto sócio-econômico-político brasileiro, as propostas educacionais e curriculares oficiais presentes na legislação federal e os avanços, retrocessos e/ou manutenções nas concepções de currículo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de revisão bibliográfica, realizada a partir da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/CAPES) e na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped). A partir desta pesquisa foi possível traçar uma linha do tempo com as reformas curriculares do Ensino Fundamental e Médio no Brasil no período de 1996 com a instituição da LDB até 2017 com a Base Nacional Comum Curricular. É possível ressaltar que as reformas curriculares atenderam às demandas que foram surgindo na sociedade com o decorrer dos anos, bem como a amplitude da dimensão de Escola e Currículo