Com o propósito de ponderar a importância do livro didático como suporte na preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A presente pesquisa, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica IFAL/CNPq/FAPEAL, Edital Nº13 PRPPI/IFAL de 19 de Julho de 2021, toma como amostra as competências probabilidade e estatística, apresenta um levantamento quantitativo da frequência de questões destas nas edições de 2005 a 2019, expõe uma análise qualitativa de quais são as habilidades necessárias para resolução de cada problema, além de expor, à luz de uma análise qualitativa das temáticas, e a partir da obra: Matemática: Contextos & Aplicações, volumes 2 e 3, de Luiz Roberto Dante, Editora Ática, 3. ed. Ano 2016, a resolução de uma porção de questões da olimpíada, verificando a relação entre a abordagem do autor e aplicabilidade da mesma em cada solução. Ao fim, conclui-se que, enquanto a olimpíada traz questões direcionadas ao raciocínio lógico e a matemática pura e abstrata, o livro didático prioriza o aprendizado voltado a introdução de conceitos e a exercícios para fixação dos mesmos. No entanto, se a obra for utilizada para obtenção de conhecimentos matemáticos básicos, é possível que o mesma sirva de alicerce e contribua com os estudantes dedicados a olimpíadas de modo geral.