O presente trabalho tem por objetivo contribuir com as discussões teóricas e práticas estabelecidas entre a interface do ensino de História e a Educação Patrimonial, propondo-se a utilização de jogos de tabuleiro enquanto recurso pedagógico e lúdico que permite explorar diferentes habilidades cognitivas no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, apresenta-se um estudo de caso, a partir da experiência pessoal da autora enquanto docente da disciplina de História na Educação Básica do Maranhão, que aplicou a utilização, no ensino médio, de um jogo de tabuleiro de sua própria autoria denominado “Caça ao Tesouro”. Para a realização da atividade e análise da mesma, buscou-se suporte na literatura de elementos teóricos-metodológicos acerca do uso de jogos na aprendizagem (MACEDO, 2007; GIACOMONI, 2013; GIL & WERLE, 2016), bem como temas relacionados a educação e patrimônio cultural (HORTA., GRUNBERG., MONTEIRO, 1999; GRUNBERG, 2007; MENESES, 2012), além dos relacionados ao saber histórico em sala de aula e o currículo de História (BITENCOURT, 2004; CAVALCANTI, 2018; OLIVEIRA & CAIMI, 2021). Logo, este trabalho apresenta os resultados obtidos durante o processo de aplicação da atividades envolvendo desde o seu planejamento até a sua execução, fomentando assim discussões sobre a importância de se desenvolver novas práticas e recursos para o ensino de História em sala de aula, em potencial no que diz respeito a educação patrimonial em um contexto regional, uma vez que a mesma é fundamental para a conscientização a respeito da preservação, conversação e manutenção dos saberes e fazeres dos nossos ancestrais, sejam eles materiais ou imateriais. Saberes esses, que estão conectados diretamente as noções de identidade, história e memória.