As Metodologias Ativas são mecanismos que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem. Pois, direcionam o estudante a reflexões mais profundas, onde ele pode se envolver de maneira mais complexa, norteando seu próprio caminho, a fim de eclodir suas habilidades. Ou seja, o ponto central deixa de ser o professor e configura-se no aluno. O presente estudo foi realizado na cidade de Zé Doca-MA, com professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio, teve como objetivo principal analisar o grau de percepção a respeito das Metodologias Ativas de ensino. Trata-se de uma pesquisa de campo, com características quantitativas-descritivas. A metodologia empregada no processo sucedeu com aplicação de questionários com perguntas fechadas, no geral, 47 professores participaram da pesquisa, 76,6 % eram do sexo feminino e 23% do sexo masculino. Dentre os entrevistados, 60% conhecem e usam metodologias ativas de ensino, no entanto cerca de 40% dos entrevistados não conhecem os métodos ativos, a metodologia ou nomenclatura dos termos. Dessarte, a respeito da utilização de jogos digitais ou aplicativos para o ensino de Língua Portuguesa, 50% dos entrevistados disseram não utilizar em sala de aula, enquanto cerca de 4% afirmaram não possuir destreza com as novas tecnologias. O percentual de professores que desconhecem as Metodologias Ativas ainda é significativo, tento em vista a necessidade urgente desse paradigma na educação. Outrossim, os que não adotaram ainda métodos contemporâneos de acordo com as novas tecnologias digitais é bastante considerável. A partir desse prisma, surge a necessidade de formação de professores e aperfeiçoamentos no geral, que abordem tais práticas, tendo em vista que a maioria dos professores fazem parte da classe dos imigrantes digitais. E, por essa maneira, o uso de tecnologias digitais na educação é cercado por inseguranças.