Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO MINECRAFT COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE LÓGICA COMPUTACIONAL

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O estudo da computação, sobretudo do pensamento computacional, tem se mostrado cada vez mais necessário e urgente na formação acadêmica. Em países mais desenvolvidos já é parte obrigatória desde o ensino fundamental. Entretanto, aprender o conjunto de disciplinas que compõem a formação em computação pode vir a se tornar difícil para alguns discentes. Estudos revelam dificuldades desde disciplinas de fundamentos básicos da lógica matemática até aquelas fundamentais da própria computação, como circuitos digitais, componentes eletrônicos, lógica de programação, aritmética computacional, entre outras. Este trabalho traz o Minecraft, jogo utilizado mundialmente por crianças e jovens, como ferramenta e estratégia para o ensino e aprendizagem de fundamentos como o funcionamento básico de componentes que formam o computador, circuitos digitais e portas lógicas, aritmética binária, assim como elementos do pensamento computacional, todos conteúdos fundamentais para a trilha de aprendizado no âmbito da computação, os quais, usualmente, são temas de difícil compreensão, devido à sua natureza mais imagética e abstrata do que prática, o que pode dificultar o desenvolvimento do estudante da área. A revisão bibliográfica revela que este game já vem sendo adotado para fins educacionais similares com resultados satisfatórios. A metodologia adotada na pesquisa se baseou, além da revisão bibliográfica, na reprodução de atividades formuladas para a disciplina de arquitetura de computadores, como é o caso dos circuitos lógicos, tabela verdade e manipulação de valores binários, desenvolvidas pelo orientador no formato tradicional, em objetos construídos com a própria criatividade dos autores do presente estudo, através do uso de componentes específicos do jogo, a Redstone e seus derivados, no ambiente do videojogo, representando elementos de forma gráfica, animada e interativa. Os resultados apresentados corroboram com observações trazidas de outras publicações, o que demonstra que tal prática pode ser adotada no Instituto Federal da Bahia, campi Jacobina, como proposta de projetos futuros. É propósito deste trabalho apresentar as funcionalidades do game e sua respectiva fundamentação a fim de aplicá-los ao ambiente educacional.

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