Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as medidas adotadas para garantir a acessibilidade comunicacional para o processo de inserção de uma estudante com surdez, no curso de Arquitetura e Urbanismo do IFRO Campus Vilhena, no período de 2021 a 2022. Para promover a inclusão de estudantes com surdez no ensino superior, é necessário possibilitar a acessibilidade comunicacional de toda comunidade escolar, além de mudanças nas práticas pedagógicas, no contexto inclusivo. Nesse sentido, Serão apresentadas as adaptações feitas nos materiais pedagógicos, priorizando a abordagem visual, bem como a realização do curso básico de Libras a cada início de semestre a formação de professores, com intuito de capacitar os docentes para o ensino apropriado aos estudantes com surdez. Além disso, houve o acolhimento dos estudantes da mesma turma, com a oferta de formação básica em Libras. Como também as ações da equipe multidisciplinar para que a estudante tivesse acessibilidade e o atendimento necessário para inclusão no curso. As informações e relatos descritos neste artigo baseiam-se na experiência vivenciada durante o processo educacional da estudante. Além disso, serão apresentadas estratégias utilizadas pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) com o objetivo de assegurar a permanência da estudante no curso. Por meio desta pesquisa, espera-se contribuir para o aprimoramento das práticas inclusivas no ensino superior, com vistas a efetivar medidas eficazes que possam ser adotadas para possibilitar a acessibilidade de estudante com surdez.