Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ENTREVISTA COMPREENSIVA COMO INSTRUMENTO NA LUTA ANTICAPACITISTA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho é o registro da metodologia utilizada no terceiro estudo da tese de doutoramento intitulada “Mulheres Defiças: histórias de enfrentamento ao capacitismo no Ensino Superior”. Objetivamos conhecer as interlocutoras que formam as redes de cuidado presentes no cotidiano de mulheres com deficiência no ensino superior. A base teórica versa no Modelo Social da Deficiência, 2ª geração, e, por coerência, utilizamos os Estudos Emancipatórios da Deficiência aliado ao PersquisarCOM. Nesta proposição o maior desafio é eleger metodologias que valorizam e celebram a presença das pessoas com deficiência, especificamente, neste estudo as mulheres com deficiência. Para tanto, a Entrevista Compreensiva foi eleita e, esta união, através da escuta sensível, oportunizou encontros fluídos e ricos em informações e detalhes. Contamos com um grupo de mulheres com deficiência que apoiaram todo o processo de investigação assegurando a coerência com os princípios do FazerCOM. A proposição de realizar entrevistas oportuniza uma aproximação entre pesquisadora e partícipes. Contamos com 09 mulheres com deficiência, estudantes de cursos de graduação e pós-graduação de Instituições do Ensino Superior públicas. Utilizamos a plataforma virtual do Google Meet,eleita pelas partícipes. As frases recorrentes compõem os saberes locais que, em fricção com os saberes globais apontaram para os principais conceitos surgidos: 1) A fadiga de acesso existe e é vivenciada cotidianamente nas diferentes relações estabelecidas no âmbito da vivência acadêmica. 2) A rede de cuidado é constituída a partir das experiências de intimidade forçada vivenciadas no contexto acadêmico. 3) As partícipes reconhecem vivenciar, no contexto universitário, opressões pelos diferentes marcadores de identidade. Neste estudo, com a utilização da Entrevista Compreensiva, foi possível vivenciar, em diferentes momentos, a intimidade de acesso e assegurar a todas envolvidas, pesquisadora e partícipes, uma experiência acolhedora onde a ética do cuidado se contrapõe ao ambiente capacitista vivenciado por nossas companheiras no cotidiano do Ensino Superior.

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