Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DA ANDRAGOGIA PARA O ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA DOCENTE NUM URSO DE PEDAGOGIA NA IDADE DE RECIFE-PE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95598
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1258
    "inscrito_id" => 4999
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA ANDRAGOGIA PARA O ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA DOCENTE NUM URSO DE PEDAGOGIA NA IDADE DE RECIFE-PE"
    "resumo" => "A Andragogia, vertente imprescindível da Educação surge para elencar as práticas pedagógicas das(os) docentes relacionados ao trabalho pedagógico com adultas(o)agregando as experiências de vida e saberes empíricos desses estudantes relacionados aos objetivos pessoais e/ou profissionais. Compreende-se que a Andragogia contribui para as práticas pedagógicas de docentes no Curso de Pedagogia de modo que as(os) mesmas(os) compartilhem com as(os) estudantes a responsabilidade tanto pelo ensino quanto pela aprendizagem agregando os saberes prévios para o desenvolvimento integral desses indivíduos. O presente artigo tem como objetivo geral destacar as contribuições da Andragogia na prática pedagógica de uma docente num Curso de Pedagogia na cidade do Recife-PE sendo a pesquisa realizada de cunho qualitativo e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista realizada com uma docente que leciona no Ensino Superior em uma Instituição de Educação Superior (IES) localizada em Recife-PE, tendo como base a análise de conteúdo de Bardin (1997). Os autores que contribuem para o aporte teórico do presente artigo são Freire (1998), Knowles (2009), Oliveira (2007), entre outros. Destacamos com a pesquisa que as práticas andragógicas da docente pesquisada no Ensino Superior, no Curso de Pedagogia, parte das experiências e saberes prévios das(os) estudantes, considerando suas necessidades e seus objetivos como um sujeito social que apresentam especificidades como estudantes adultas(os) como bem indicam os princípios da Andragogia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4999_TB1258_09112023084411.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GÉSSICA MARIA SOUZA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GÉSSICA"
    "autor_email" => "gessicamaria141723@gmail."
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95598
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1258
    "inscrito_id" => 4999
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA ANDRAGOGIA PARA O ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UMA DOCENTE NUM URSO DE PEDAGOGIA NA IDADE DE RECIFE-PE"
    "resumo" => "A Andragogia, vertente imprescindível da Educação surge para elencar as práticas pedagógicas das(os) docentes relacionados ao trabalho pedagógico com adultas(o)agregando as experiências de vida e saberes empíricos desses estudantes relacionados aos objetivos pessoais e/ou profissionais. Compreende-se que a Andragogia contribui para as práticas pedagógicas de docentes no Curso de Pedagogia de modo que as(os) mesmas(os) compartilhem com as(os) estudantes a responsabilidade tanto pelo ensino quanto pela aprendizagem agregando os saberes prévios para o desenvolvimento integral desses indivíduos. O presente artigo tem como objetivo geral destacar as contribuições da Andragogia na prática pedagógica de uma docente num Curso de Pedagogia na cidade do Recife-PE sendo a pesquisa realizada de cunho qualitativo e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista realizada com uma docente que leciona no Ensino Superior em uma Instituição de Educação Superior (IES) localizada em Recife-PE, tendo como base a análise de conteúdo de Bardin (1997). Os autores que contribuem para o aporte teórico do presente artigo são Freire (1998), Knowles (2009), Oliveira (2007), entre outros. Destacamos com a pesquisa que as práticas andragógicas da docente pesquisada no Ensino Superior, no Curso de Pedagogia, parte das experiências e saberes prévios das(os) estudantes, considerando suas necessidades e seus objetivos como um sujeito social que apresentam especificidades como estudantes adultas(os) como bem indicam os princípios da Andragogia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4999_TB1258_09112023084411.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GÉSSICA MARIA SOUZA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GÉSSICA"
    "autor_email" => "gessicamaria141723@gmail."
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A Andragogia, vertente imprescindível da Educação surge para elencar as práticas pedagógicas das(os) docentes relacionados ao trabalho pedagógico com adultas(o)agregando as experiências de vida e saberes empíricos desses estudantes relacionados aos objetivos pessoais e/ou profissionais. Compreende-se que a Andragogia contribui para as práticas pedagógicas de docentes no Curso de Pedagogia de modo que as(os) mesmas(os) compartilhem com as(os) estudantes a responsabilidade tanto pelo ensino quanto pela aprendizagem agregando os saberes prévios para o desenvolvimento integral desses indivíduos. O presente artigo tem como objetivo geral destacar as contribuições da Andragogia na prática pedagógica de uma docente num Curso de Pedagogia na cidade do Recife-PE sendo a pesquisa realizada de cunho qualitativo e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista realizada com uma docente que leciona no Ensino Superior em uma Instituição de Educação Superior (IES) localizada em Recife-PE, tendo como base a análise de conteúdo de Bardin (1997). Os autores que contribuem para o aporte teórico do presente artigo são Freire (1998), Knowles (2009), Oliveira (2007), entre outros. Destacamos com a pesquisa que as práticas andragógicas da docente pesquisada no Ensino Superior, no Curso de Pedagogia, parte das experiências e saberes prévios das(os) estudantes, considerando suas necessidades e seus objetivos como um sujeito social que apresentam especificidades como estudantes adultas(os) como bem indicam os princípios da Andragogia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.