O ensino de química tem se articulado com a argumentação para desenvolver nos alunos habilidades de reflexão e criticidade diante dos fenômenos que ocorrem no mundo (DE CHIARO; LEITÃO, 2005). A argumentação, quando mediada para mobilizar argumentos estruturados, pode permitir com que o aluno reflita sobre os fenômenos químicos e exponha a sua ideia com embasamento científico, justificando o seu argumento com propriedade (SASSERON; CARVALHO, 2011; LEITÃO, 2007; TOULMIN, 2022). Ao mesmo tempo, permite uma reelaboração de ideias ou conhecimentos construídos de maneira equivocada, permitindo a aprendizagem correta dos conceitos químicos. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de utilizar questões de vestibulares para mobilizar a argumentação e a construção do conhecimento científico. A pesquisa se dá com a realização de uma aula sobre separação de misturas. Os participantes da pesquisa são alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual de Pernambuco. Para a realização da aula foi utilizado um jogo do tipo Quiz como recurso didático, em que os alunos foram convidados a resolver as questões propostas. A mediação da atividade aconteceu para que os alunos explicassem, expondo os seus argumentos, do porquê escolheram determinada alternativa. A atividade que tinha caráter lúdico proporcionou uma maior participação dos alunos. Eles assumiram um papel ativo no desenrolar da atividade, colocando os seus próprios argumentos e trazendo justificativas embasadas no conhecimento científico que haviam construído nas aulas anteriores (DE CHIARO; LEITÃO 2005). As questões funcionaram como um recurso mobilizador da argumentação, articulado a mediação do professor, que levou os alunos a apresentar justificativas para as suas ideias e pontos de vistas. Por fim, foi possível perceber que os alunos apresentavam argumentos estruturados (TOULMIN, 2022) e em diversos momentos foi perceptível a reelaboração de ideias e a aprendizagem correta de conceitos químicos que haviam sido construídos de maneira equivocada (LEITÃO, 2007).