Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTEXTUALIZANDO O TEMA ÁGUA COM OS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95862
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1594
    "inscrito_id" => 11766
    "titulo" => "CONTEXTUALIZANDO O TEMA ÁGUA COM OS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "A água é um recurso natural, importante para todos os seres vivos, sem ela, sabe-se que não há vida na Terra. Sabe-se que a água no planeta Terra, é um dos recursos, bastante discutido devido a sua escassez e o crescente aumento da poluição da água, sendo está uma questão preocupante para a atualidade. Objetivo da pesquisa foi contextualizar a importância da água para o ambiente e para os seres vivos, de forma interdisciplinar com os componentes de Ciências, Língua Portuguesa, Educação Ambiental e Arte ministrados em uma Turma do Ensino Fundamental. Pesquisa descritiva, qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa-ação, participaram a aluna-pesquisadora, alunos e comunidade escolar. A pesquisa realizou-se em uma Escola da Rede Municipal de Limoeiro, Pernambuco, Brasil. Participaram 25 alunos, com faixa etária de 8-9 anos do 3° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. As atividades vivenciadas foram distribuídas em 3 momentos: apresentação da pesquisa para comunidade escolar; realização de aula expositiva dialogada da temática água, ciclo hidrológico, principais fases e características da água- ilustrados através de cartazes; leitura coletiva da música Planeta Água. No decorrer da realização constatou-se que, as atividades desenvolvidas ampliaram os conhecimentos dos alunos em relação a importância da água, como também sobre os seus cuidados e preservação. Constatando-se também a preocupação dos mesmos, sobre a preservação do meio ambiente. È importante ressaltar a necessidade de abordar temas de Ciências nos anos iniciais da educação básica, pois deve-se estimular as crianças,a refletirem sobre as questões que acontecem no cotidiano, discutindo de forma crítica e conhecendo novos saberes de forma dinâmica. Conclui-se que as atividades realizadas na pesquisa, serviram de ferramenta que motivacional para os alunos e tornou o processo da aprendizagem mais significativo, pois os alunos desenvolverem atitudes para preservação não só da água, como da conscientização para preservação do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11766_TB1594_13112023094713.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÂNGELA DA MOTA LUNA"
    "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA MOTA"
    "autor_email" => "rosangelamota57@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95862
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1594
    "inscrito_id" => 11766
    "titulo" => "CONTEXTUALIZANDO O TEMA ÁGUA COM OS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS"
    "resumo" => "A água é um recurso natural, importante para todos os seres vivos, sem ela, sabe-se que não há vida na Terra. Sabe-se que a água no planeta Terra, é um dos recursos, bastante discutido devido a sua escassez e o crescente aumento da poluição da água, sendo está uma questão preocupante para a atualidade. Objetivo da pesquisa foi contextualizar a importância da água para o ambiente e para os seres vivos, de forma interdisciplinar com os componentes de Ciências, Língua Portuguesa, Educação Ambiental e Arte ministrados em uma Turma do Ensino Fundamental. Pesquisa descritiva, qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa-ação, participaram a aluna-pesquisadora, alunos e comunidade escolar. A pesquisa realizou-se em uma Escola da Rede Municipal de Limoeiro, Pernambuco, Brasil. Participaram 25 alunos, com faixa etária de 8-9 anos do 3° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. As atividades vivenciadas foram distribuídas em 3 momentos: apresentação da pesquisa para comunidade escolar; realização de aula expositiva dialogada da temática água, ciclo hidrológico, principais fases e características da água- ilustrados através de cartazes; leitura coletiva da música Planeta Água. No decorrer da realização constatou-se que, as atividades desenvolvidas ampliaram os conhecimentos dos alunos em relação a importância da água, como também sobre os seus cuidados e preservação. Constatando-se também a preocupação dos mesmos, sobre a preservação do meio ambiente. È importante ressaltar a necessidade de abordar temas de Ciências nos anos iniciais da educação básica, pois deve-se estimular as crianças,a refletirem sobre as questões que acontecem no cotidiano, discutindo de forma crítica e conhecendo novos saberes de forma dinâmica. Conclui-se que as atividades realizadas na pesquisa, serviram de ferramenta que motivacional para os alunos e tornou o processo da aprendizagem mais significativo, pois os alunos desenvolverem atitudes para preservação não só da água, como da conscientização para preservação do meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11766_TB1594_13112023094713.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSÂNGELA DA MOTA LUNA"
    "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA MOTA"
    "autor_email" => "rosangelamota57@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A água é um recurso natural, importante para todos os seres vivos, sem ela, sabe-se que não há vida na Terra. Sabe-se que a água no planeta Terra, é um dos recursos, bastante discutido devido a sua escassez e o crescente aumento da poluição da água, sendo está uma questão preocupante para a atualidade. Objetivo da pesquisa foi contextualizar a importância da água para o ambiente e para os seres vivos, de forma interdisciplinar com os componentes de Ciências, Língua Portuguesa, Educação Ambiental e Arte ministrados em uma Turma do Ensino Fundamental. Pesquisa descritiva, qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa-ação, participaram a aluna-pesquisadora, alunos e comunidade escolar. A pesquisa realizou-se em uma Escola da Rede Municipal de Limoeiro, Pernambuco, Brasil. Participaram 25 alunos, com faixa etária de 8-9 anos do 3° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. As atividades vivenciadas foram distribuídas em 3 momentos: apresentação da pesquisa para comunidade escolar; realização de aula expositiva dialogada da temática água, ciclo hidrológico, principais fases e características da água- ilustrados através de cartazes; leitura coletiva da música Planeta Água. No decorrer da realização constatou-se que, as atividades desenvolvidas ampliaram os conhecimentos dos alunos em relação a importância da água, como também sobre os seus cuidados e preservação. Constatando-se também a preocupação dos mesmos, sobre a preservação do meio ambiente. È importante ressaltar a necessidade de abordar temas de Ciências nos anos iniciais da educação básica, pois deve-se estimular as crianças,a refletirem sobre as questões que acontecem no cotidiano, discutindo de forma crítica e conhecendo novos saberes de forma dinâmica. Conclui-se que as atividades realizadas na pesquisa, serviram de ferramenta que motivacional para os alunos e tornou o processo da aprendizagem mais significativo, pois os alunos desenvolverem atitudes para preservação não só da água, como da conscientização para preservação do meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.