CONTEXTUALIZANDO O TEMA ÁGUA COM OS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95862 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1594 "inscrito_id" => 11766 "titulo" => "CONTEXTUALIZANDO O TEMA ÁGUA COM OS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS" "resumo" => "A água é um recurso natural, importante para todos os seres vivos, sem ela, sabe-se que não há vida na Terra. Sabe-se que a água no planeta Terra, é um dos recursos, bastante discutido devido a sua escassez e o crescente aumento da poluição da água, sendo está uma questão preocupante para a atualidade. Objetivo da pesquisa foi contextualizar a importância da água para o ambiente e para os seres vivos, de forma interdisciplinar com os componentes de Ciências, Língua Portuguesa, Educação Ambiental e Arte ministrados em uma Turma do Ensino Fundamental. Pesquisa descritiva, qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa-ação, participaram a aluna-pesquisadora, alunos e comunidade escolar. A pesquisa realizou-se em uma Escola da Rede Municipal de Limoeiro, Pernambuco, Brasil. Participaram 25 alunos, com faixa etária de 8-9 anos do 3° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. As atividades vivenciadas foram distribuídas em 3 momentos: apresentação da pesquisa para comunidade escolar; realização de aula expositiva dialogada da temática água, ciclo hidrológico, principais fases e características da água- ilustrados através de cartazes; leitura coletiva da música Planeta Água. No decorrer da realização constatou-se que, as atividades desenvolvidas ampliaram os conhecimentos dos alunos em relação a importância da água, como também sobre os seus cuidados e preservação. Constatando-se também a preocupação dos mesmos, sobre a preservação do meio ambiente. È importante ressaltar a necessidade de abordar temas de Ciências nos anos iniciais da educação básica, pois deve-se estimular as crianças,a refletirem sobre as questões que acontecem no cotidiano, discutindo de forma crítica e conhecendo novos saberes de forma dinâmica. Conclui-se que as atividades realizadas na pesquisa, serviram de ferramenta que motivacional para os alunos e tornou o processo da aprendizagem mais significativo, pois os alunos desenvolverem atitudes para preservação não só da água, como da conscientização para preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11766_TB1594_13112023094713.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA DA MOTA LUNA" "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA MOTA" "autor_email" => "rosangelamota57@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95862 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1594 "inscrito_id" => 11766 "titulo" => "CONTEXTUALIZANDO O TEMA ÁGUA COM OS ALUNOS DO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS" "resumo" => "A água é um recurso natural, importante para todos os seres vivos, sem ela, sabe-se que não há vida na Terra. Sabe-se que a água no planeta Terra, é um dos recursos, bastante discutido devido a sua escassez e o crescente aumento da poluição da água, sendo está uma questão preocupante para a atualidade. Objetivo da pesquisa foi contextualizar a importância da água para o ambiente e para os seres vivos, de forma interdisciplinar com os componentes de Ciências, Língua Portuguesa, Educação Ambiental e Arte ministrados em uma Turma do Ensino Fundamental. Pesquisa descritiva, qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa-ação, participaram a aluna-pesquisadora, alunos e comunidade escolar. A pesquisa realizou-se em uma Escola da Rede Municipal de Limoeiro, Pernambuco, Brasil. Participaram 25 alunos, com faixa etária de 8-9 anos do 3° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. As atividades vivenciadas foram distribuídas em 3 momentos: apresentação da pesquisa para comunidade escolar; realização de aula expositiva dialogada da temática água, ciclo hidrológico, principais fases e características da água- ilustrados através de cartazes; leitura coletiva da música Planeta Água. No decorrer da realização constatou-se que, as atividades desenvolvidas ampliaram os conhecimentos dos alunos em relação a importância da água, como também sobre os seus cuidados e preservação. Constatando-se também a preocupação dos mesmos, sobre a preservação do meio ambiente. È importante ressaltar a necessidade de abordar temas de Ciências nos anos iniciais da educação básica, pois deve-se estimular as crianças,a refletirem sobre as questões que acontecem no cotidiano, discutindo de forma crítica e conhecendo novos saberes de forma dinâmica. Conclui-se que as atividades realizadas na pesquisa, serviram de ferramenta que motivacional para os alunos e tornou o processo da aprendizagem mais significativo, pois os alunos desenvolverem atitudes para preservação não só da água, como da conscientização para preservação do meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11766_TB1594_13112023094713.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSÂNGELA DA MOTA LUNA" "autor_nome_curto" => "ROSÂNGELA MOTA" "autor_email" => "rosangelamota57@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }