A água é um recurso natural, importante para todos os seres vivos, sem ela, sabe-se que não há vida na Terra. Sabe-se que a água no planeta Terra, é um dos recursos, bastante discutido devido a sua escassez e o crescente aumento da poluição da água, sendo está uma questão preocupante para a atualidade. Objetivo da pesquisa foi contextualizar a importância da água para o ambiente e para os seres vivos, de forma interdisciplinar com os componentes de Ciências, Língua Portuguesa, Educação Ambiental e Arte ministrados em uma Turma do Ensino Fundamental. Pesquisa descritiva, qualitativa, baseada na metodologia da pesquisa-ação, participaram a aluna-pesquisadora, alunos e comunidade escolar. A pesquisa realizou-se em uma Escola da Rede Municipal de Limoeiro, Pernambuco, Brasil. Participaram 25 alunos, com faixa etária de 8-9 anos do 3° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. As atividades vivenciadas foram distribuídas em 3 momentos: apresentação da pesquisa para comunidade escolar; realização de aula expositiva dialogada da temática água, ciclo hidrológico, principais fases e características da água- ilustrados através de cartazes; leitura coletiva da música Planeta Água. No decorrer da realização constatou-se que, as atividades desenvolvidas ampliaram os conhecimentos dos alunos em relação a importância da água, como também sobre os seus cuidados e preservação. Constatando-se também a preocupação dos mesmos, sobre a preservação do meio ambiente. È importante ressaltar a necessidade de abordar temas de Ciências nos anos iniciais da educação básica, pois deve-se estimular as crianças,a refletirem sobre as questões que acontecem no cotidiano, discutindo de forma crítica e conhecendo novos saberes de forma dinâmica. Conclui-se que as atividades realizadas na pesquisa, serviram de ferramenta que motivacional para os alunos e tornou o processo da aprendizagem mais significativo, pois os alunos desenvolverem atitudes para preservação não só da água, como da conscientização para preservação do meio ambiente.