Neste artigo, apresentamos uma análise da abordagem do letramento racial crítico existente nos gêneros textuais/discursivos que são utilizados no livro didático de Língua Portuguesa. O principal objetivo é discutir como se dá a inclusão da temática crítica racial nos quatro volumes da coleção, observando como a representação do negro é feita e se atende as orientações da Lei 10.639/03. A pesquisa é qualitativa-interpretativista e os resultados dados serão obtidos através da revisão bibliográfica e da análise da coleção Se Liga na Língua Leitura, Produção e Linguagem dos autores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi aprovada pelo MEC no PNLD/2018. Embasaram este estudo a perspectiva teórica do Letramento Racial Crítico e da educação antirracista de Ferreira (2015), Munanga (2005) e Soares (2019) dentre outros. Os dispositivos legais que promovem ações afirmativas como as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2010), a Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003) e a 11.645/08 (BRASIL, 2008). A pesquisa apontou que o livro didático traz uma abordagem de ensino voltada para o letramento racial crítico ao propor uma reflexão sobre temas antirracistas que fazem parte da realidade dos estudantes, por meio de gêneros discursivos/textuais e multimodais. Ademais, por meio dos gêneros possibilitam a aproximação da noção de igualdade quanto aos direitos, à dignidade e que embasam a valorização da diversidade étnico-racial no Brasil.