Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DISCENTES NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA DA COVID-19

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96181
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2008
    "inscrito_id" => 10152
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DISCENTES NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo foi investigar como se encontram as competências socioemocionais dos estudantes do curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior diante do retorno das atividades presenciais. De modo especial, a presente pesquisa buscou averiguar o impacto da Pandemia da Covid-19 na capacidade de aprendizagem discente, além de verificar indícios de evasão do curso de Pedagogia. Os estudos que fundamentaram este trabalho foram feitos à luz de: Vygotsky (1991); Wallon (1995; 2007); Campos (2010); Damásio (2011); Howard-Jone (2015). Através de um grupo de estudos foram realizadas aproximações envolvendo neurociências e educação, com foco nos avanços nas Ciências Neurológicas. A proposta desta pesquisa foi orientada através da investigação qualitativa, com questionários respondidos pelos discentes do curso de pedagogia dessa IES. Os resultados apontam a percepção de um consenso de que através da neuroeducação é possível que tenhamos mais avanços para serem aplicados na educação e na formação de futuros docentes com foco na dimensão socioemocional. Relativo a isso, é possível buscar novas práticas pedagógicas. Foi possível constatar a aplicação de resultados das Neurociências em sala de aula. Em consonância, as emoções contribuem para a aprendizagem e, a motivação é um fator importante também neste processo, porém, existe uma necessidade de novas pesquisas que apontem diálogos para maior aproximação entre os campos da neurociência e da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10152_TB2008_04102023215850.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO MAX GUIMARÃES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MAX CARVALHO"
    "autor_email" => "carvalhomax59@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96181
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2008
    "inscrito_id" => 10152
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DISCENTES NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "O objetivo deste estudo foi investigar como se encontram as competências socioemocionais dos estudantes do curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior diante do retorno das atividades presenciais. De modo especial, a presente pesquisa buscou averiguar o impacto da Pandemia da Covid-19 na capacidade de aprendizagem discente, além de verificar indícios de evasão do curso de Pedagogia. Os estudos que fundamentaram este trabalho foram feitos à luz de: Vygotsky (1991); Wallon (1995; 2007); Campos (2010); Damásio (2011); Howard-Jone (2015). Através de um grupo de estudos foram realizadas aproximações envolvendo neurociências e educação, com foco nos avanços nas Ciências Neurológicas. A proposta desta pesquisa foi orientada através da investigação qualitativa, com questionários respondidos pelos discentes do curso de pedagogia dessa IES. Os resultados apontam a percepção de um consenso de que através da neuroeducação é possível que tenhamos mais avanços para serem aplicados na educação e na formação de futuros docentes com foco na dimensão socioemocional. Relativo a isso, é possível buscar novas práticas pedagógicas. Foi possível constatar a aplicação de resultados das Neurociências em sala de aula. Em consonância, as emoções contribuem para a aprendizagem e, a motivação é um fator importante também neste processo, porém, existe uma necessidade de novas pesquisas que apontem diálogos para maior aproximação entre os campos da neurociência e da educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID10152_TB2008_04102023215850.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIO MAX GUIMARÃES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "MAX CARVALHO"
    "autor_email" => "carvalhomax59@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar como se encontram as competências socioemocionais dos estudantes do curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior diante do retorno das atividades presenciais. De modo especial, a presente pesquisa buscou averiguar o impacto da Pandemia da Covid-19 na capacidade de aprendizagem discente, além de verificar indícios de evasão do curso de Pedagogia. Os estudos que fundamentaram este trabalho foram feitos à luz de: Vygotsky (1991); Wallon (1995; 2007); Campos (2010); Damásio (2011); Howard-Jone (2015). Através de um grupo de estudos foram realizadas aproximações envolvendo neurociências e educação, com foco nos avanços nas Ciências Neurológicas. A proposta desta pesquisa foi orientada através da investigação qualitativa, com questionários respondidos pelos discentes do curso de pedagogia dessa IES. Os resultados apontam a percepção de um consenso de que através da neuroeducação é possível que tenhamos mais avanços para serem aplicados na educação e na formação de futuros docentes com foco na dimensão socioemocional. Relativo a isso, é possível buscar novas práticas pedagógicas. Foi possível constatar a aplicação de resultados das Neurociências em sala de aula. Em consonância, as emoções contribuem para a aprendizagem e, a motivação é um fator importante também neste processo, porém, existe uma necessidade de novas pesquisas que apontem diálogos para maior aproximação entre os campos da neurociência e da educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.