O objetivo deste estudo foi investigar como se encontram as competências socioemocionais dos estudantes do curso de Pedagogia de uma instituição de educação superior diante do retorno das atividades presenciais. De modo especial, a presente pesquisa buscou averiguar o impacto da Pandemia da Covid-19 na capacidade de aprendizagem discente, além de verificar indícios de evasão do curso de Pedagogia. Os estudos que fundamentaram este trabalho foram feitos à luz de: Vygotsky (1991); Wallon (1995; 2007); Campos (2010); Damásio (2011); Howard-Jone (2015). Através de um grupo de estudos foram realizadas aproximações envolvendo neurociências e educação, com foco nos avanços nas Ciências Neurológicas. A proposta desta pesquisa foi orientada através da investigação qualitativa, com questionários respondidos pelos discentes do curso de pedagogia dessa IES. Os resultados apontam a percepção de um consenso de que através da neuroeducação é possível que tenhamos mais avanços para serem aplicados na educação e na formação de futuros docentes com foco na dimensão socioemocional. Relativo a isso, é possível buscar novas práticas pedagógicas. Foi possível constatar a aplicação de resultados das Neurociências em sala de aula. Em consonância, as emoções contribuem para a aprendizagem e, a motivação é um fator importante também neste processo, porém, existe uma necessidade de novas pesquisas que apontem diálogos para maior aproximação entre os campos da neurociência e da educação.