Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS COM JOGOS AFRICANOS: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA UMA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98385
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4950
    "inscrito_id" => 13855
    "titulo" => "ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS COM JOGOS AFRICANOS: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA UMA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA"
    "resumo" => "O trabalho versa sobre a exploração de conceitos probabilísticos em jogos de matriz africana, abordando seus locais geográficos e a história por trás da origem do jogo. Tal ação, que é continuação de uma sequência de intervenções do projeto Ludicidade Africana e Afro-Brasileira(LAAB), vinculado a Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal, busca afirmar a importância histórico-cultural das vivências de jogos e sua análise probabilística com as crianças, no intuito de promover desde o início da vivência escolar o respeito e o saber de que a África é também um território de produção de conhecimentos, bem como o conhecimento probabilístico. Essa proposta baseia-se, nas contribuições de D'ambrosio (1996; 2005), Gerdes (2012), Cunha (2016; 2019), nas diretrizes da base nacional comum curricular (BNCC, 2017) e na lei 11.645/2008, que torna obrigatório a abordagem sobre a cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas. Metodologicamente, será proposto uma intervenção pedagógica na abordagem de probabilidade nos anos iniciais. Vale ressaltar que é previsto, pela BNCC, o estudo de probabilidade ainda nos anos iniciais, porém sem aprofundamento em cálculos, nesta etapa será priorizada a noção probabilística das situações propostas, verificando se tais situações “acontecerão com certeza”, “talvez aconteçam” ou são “impossíveis de acontecer” e entre outros. Atrelado à esta análise, será utilizado como objeto de estudo jogos de matriz africana para, além de algo diferente do habitual em probabilidade, diversificar o conhecimento histórico-cultural das crianças, tendo em vista o dado social em que mais da metade da população do Brasil consiste em pessoas negras com grande ancestralidade africana e que atualmente há uma sociedade fortemente preconceituosa com sua própria origem, fato que é entendido como fruto da grande atrocidade que foi a escravidão dos povos africanos e a negação dos direitos de negras e negros prosperarem socialmente após 388 anos de atrocidades neste país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13855_TB4950_19062023173243.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL VIANA DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "Gab Viana"
    "autor_email" => "gvc3600@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98385
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4950
    "inscrito_id" => 13855
    "titulo" => "ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS COM JOGOS AFRICANOS: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA UMA PEDAGOGIA ANTIRRACISTA"
    "resumo" => "O trabalho versa sobre a exploração de conceitos probabilísticos em jogos de matriz africana, abordando seus locais geográficos e a história por trás da origem do jogo. Tal ação, que é continuação de uma sequência de intervenções do projeto Ludicidade Africana e Afro-Brasileira(LAAB), vinculado a Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal, busca afirmar a importância histórico-cultural das vivências de jogos e sua análise probabilística com as crianças, no intuito de promover desde o início da vivência escolar o respeito e o saber de que a África é também um território de produção de conhecimentos, bem como o conhecimento probabilístico. Essa proposta baseia-se, nas contribuições de D'ambrosio (1996; 2005), Gerdes (2012), Cunha (2016; 2019), nas diretrizes da base nacional comum curricular (BNCC, 2017) e na lei 11.645/2008, que torna obrigatório a abordagem sobre a cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas. Metodologicamente, será proposto uma intervenção pedagógica na abordagem de probabilidade nos anos iniciais. Vale ressaltar que é previsto, pela BNCC, o estudo de probabilidade ainda nos anos iniciais, porém sem aprofundamento em cálculos, nesta etapa será priorizada a noção probabilística das situações propostas, verificando se tais situações “acontecerão com certeza”, “talvez aconteçam” ou são “impossíveis de acontecer” e entre outros. Atrelado à esta análise, será utilizado como objeto de estudo jogos de matriz africana para, além de algo diferente do habitual em probabilidade, diversificar o conhecimento histórico-cultural das crianças, tendo em vista o dado social em que mais da metade da população do Brasil consiste em pessoas negras com grande ancestralidade africana e que atualmente há uma sociedade fortemente preconceituosa com sua própria origem, fato que é entendido como fruto da grande atrocidade que foi a escravidão dos povos africanos e a negação dos direitos de negras e negros prosperarem socialmente após 388 anos de atrocidades neste país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13855_TB4950_19062023173243.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL VIANA DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "Gab Viana"
    "autor_email" => "gvc3600@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho versa sobre a exploração de conceitos probabilísticos em jogos de matriz africana, abordando seus locais geográficos e a história por trás da origem do jogo. Tal ação, que é continuação de uma sequência de intervenções do projeto Ludicidade Africana e Afro-Brasileira(LAAB), vinculado a Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal, busca afirmar a importância histórico-cultural das vivências de jogos e sua análise probabilística com as crianças, no intuito de promover desde o início da vivência escolar o respeito e o saber de que a África é também um território de produção de conhecimentos, bem como o conhecimento probabilístico. Essa proposta baseia-se, nas contribuições de D'ambrosio (1996; 2005), Gerdes (2012), Cunha (2016; 2019), nas diretrizes da base nacional comum curricular (BNCC, 2017) e na lei 11.645/2008, que torna obrigatório a abordagem sobre a cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas. Metodologicamente, será proposto uma intervenção pedagógica na abordagem de probabilidade nos anos iniciais. Vale ressaltar que é previsto, pela BNCC, o estudo de probabilidade ainda nos anos iniciais, porém sem aprofundamento em cálculos, nesta etapa será priorizada a noção probabilística das situações propostas, verificando se tais situações “acontecerão com certeza”, “talvez aconteçam” ou são “impossíveis de acontecer” e entre outros. Atrelado à esta análise, será utilizado como objeto de estudo jogos de matriz africana para, além de algo diferente do habitual em probabilidade, diversificar o conhecimento histórico-cultural das crianças, tendo em vista o dado social em que mais da metade da população do Brasil consiste em pessoas negras com grande ancestralidade africana e que atualmente há uma sociedade fortemente preconceituosa com sua própria origem, fato que é entendido como fruto da grande atrocidade que foi a escravidão dos povos africanos e a negação dos direitos de negras e negros prosperarem socialmente após 388 anos de atrocidades neste país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.