Essa pesquisa versa em apresentar algumas ações sobre o projeto escolar: Sexta da cesta de leitura: uma abordagem interdisciplinar na construção do conhecimento, lendo interpretando e produzindo da E. M. E. F. Agripino Ribeiro Filho, no Município de Araçagi – PB que tem por finalidade despertar nos educandos a importância de conhecer a diversidade dos gêneros textuais, a partir de leituras interpretativas e compartilhadas por meio de rodas de conversa referente à criticidade dos alunos em relação às temáticas abordadas nas obras trabalhadas em sala de aula que fazem parte do seu cotidiano e vivência. Nesse sentido, os gêneros textuais passam a ser objeto de estudo, uma vez que se apresentam de diversas formas bem como a tipologia textual: narrativo, discursivo, informativo, descritivo e injuntivo, facilitando a autonomia do discente em escolher o gênero textual atrativo que estimule o hábito da leitura e, por conseguinte a prática do interpretar e produzir. Diante do exposto, o objetivo dessa pesquisa é Disponibilizar aos discentes metodologias ativas que despertem as aptidões da leitura, interpretação, escrita e produção textuais de diversos gêneros . Os procedimentos metodológicos foram de cunho bibliográfico, aula de campo, metodologias ativas, aulas expositivas, oficinas pedagógicas, rodas de leitura, debates, palestras e a utilização de recursos artísticos e midiáticos. Nos resultados preliminares comprovou-se que essa ação metodológica contribuiu de forma significativa para que os educandos desenvolvam a habilidade da leitura, priorizando a escuta e o recontar, a partir de debates e socialização por meio de encontros semanais compartilhando as experiências vivenciadas no espaço escolar. Portanto, ressalta-se que a leitura é uma das ferramentas essenciais para que os sujeitos consigam desenvolver o saber crítico, compreender, interpretar e analisar os fatos sociais existentes no seu cotidiano.