Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO SEXTA DA CESTA DE LEITURA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, LENDO, INTERPRETANDO E PRODUZINDO DA E. M. E. F. AGRIPINO RIBEIRO FILHO; (PARTE II) UMA EXTENSÃO INTEGRADA A GÊNEROS TEXTUAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99412
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6263
    "inscrito_id" => 21755
    "titulo" => "PROJETO SEXTA DA CESTA DE LEITURA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, LENDO, INTERPRETANDO E PRODUZINDO DA E. M. E. F. AGRIPINO RIBEIRO FILHO; (PARTE II) UMA EXTENSÃO INTEGRADA A GÊNEROS TEXTUAIS"
    "resumo" => "Essa pesquisa versa em apresentar algumas ações sobre o projeto escolar: Sexta da cesta de leitura: uma abordagem interdisciplinar na construção do conhecimento, lendo interpretando e produzindo da E. M. E. F. Agripino Ribeiro Filho, no Município de Araçagi – PB que tem por finalidade despertar nos educandos a importância de conhecer a diversidade dos gêneros textuais, a partir de leituras interpretativas e compartilhadas por meio de rodas de conversa referente à criticidade dos alunos em relação às temáticas abordadas nas obras trabalhadas em sala de aula que fazem parte do seu cotidiano e vivência. Nesse sentido, os gêneros textuais passam a ser objeto de estudo, uma vez que se apresentam de diversas formas bem como a tipologia textual: narrativo, discursivo, informativo, descritivo e injuntivo, facilitando a autonomia do discente em escolher o gênero textual atrativo que estimule o hábito da leitura e, por conseguinte a prática do interpretar e produzir. Diante do exposto, o objetivo dessa pesquisa é Disponibilizar aos discentes metodologias ativas que despertem as aptidões da leitura, interpretação, escrita e produção textuais de diversos gêneros . Os procedimentos metodológicos foram de cunho bibliográfico, aula de campo, metodologias ativas, aulas expositivas, oficinas pedagógicas, rodas de leitura, debates, palestras e a utilização de recursos artísticos e midiáticos. Nos resultados preliminares comprovou-se que essa ação metodológica contribuiu de forma significativa para que os educandos desenvolvam a habilidade da leitura, priorizando a escuta e o recontar, a partir de debates e socialização por meio de encontros semanais compartilhando as experiências vivenciadas no espaço escolar. Portanto, ressalta-se que a leitura é uma das ferramentas essenciais para que os sujeitos consigam desenvolver o saber crítico, compreender, interpretar e analisar os fatos sociais existentes no seu cotidiano."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21755_TB6263_13112023170840.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES BARBOSA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LOURDES BARBOSA"
    "autor_email" => "lourdesbfer@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99412
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6263
    "inscrito_id" => 21755
    "titulo" => "PROJETO SEXTA DA CESTA DE LEITURA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, LENDO, INTERPRETANDO E PRODUZINDO DA E. M. E. F. AGRIPINO RIBEIRO FILHO; (PARTE II) UMA EXTENSÃO INTEGRADA A GÊNEROS TEXTUAIS"
    "resumo" => "Essa pesquisa versa em apresentar algumas ações sobre o projeto escolar: Sexta da cesta de leitura: uma abordagem interdisciplinar na construção do conhecimento, lendo interpretando e produzindo da E. M. E. F. Agripino Ribeiro Filho, no Município de Araçagi – PB que tem por finalidade despertar nos educandos a importância de conhecer a diversidade dos gêneros textuais, a partir de leituras interpretativas e compartilhadas por meio de rodas de conversa referente à criticidade dos alunos em relação às temáticas abordadas nas obras trabalhadas em sala de aula que fazem parte do seu cotidiano e vivência. Nesse sentido, os gêneros textuais passam a ser objeto de estudo, uma vez que se apresentam de diversas formas bem como a tipologia textual: narrativo, discursivo, informativo, descritivo e injuntivo, facilitando a autonomia do discente em escolher o gênero textual atrativo que estimule o hábito da leitura e, por conseguinte a prática do interpretar e produzir. Diante do exposto, o objetivo dessa pesquisa é Disponibilizar aos discentes metodologias ativas que despertem as aptidões da leitura, interpretação, escrita e produção textuais de diversos gêneros . Os procedimentos metodológicos foram de cunho bibliográfico, aula de campo, metodologias ativas, aulas expositivas, oficinas pedagógicas, rodas de leitura, debates, palestras e a utilização de recursos artísticos e midiáticos. Nos resultados preliminares comprovou-se que essa ação metodológica contribuiu de forma significativa para que os educandos desenvolvam a habilidade da leitura, priorizando a escuta e o recontar, a partir de debates e socialização por meio de encontros semanais compartilhando as experiências vivenciadas no espaço escolar. Portanto, ressalta-se que a leitura é uma das ferramentas essenciais para que os sujeitos consigam desenvolver o saber crítico, compreender, interpretar e analisar os fatos sociais existentes no seu cotidiano."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID21755_TB6263_13112023170840.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DE LOURDES BARBOSA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LOURDES BARBOSA"
    "autor_email" => "lourdesbfer@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Essa pesquisa versa em apresentar algumas ações sobre o projeto escolar: Sexta da cesta de leitura: uma abordagem interdisciplinar na construção do conhecimento, lendo interpretando e produzindo da E. M. E. F. Agripino Ribeiro Filho, no Município de Araçagi – PB que tem por finalidade despertar nos educandos a importância de conhecer a diversidade dos gêneros textuais, a partir de leituras interpretativas e compartilhadas por meio de rodas de conversa referente à criticidade dos alunos em relação às temáticas abordadas nas obras trabalhadas em sala de aula que fazem parte do seu cotidiano e vivência. Nesse sentido, os gêneros textuais passam a ser objeto de estudo, uma vez que se apresentam de diversas formas bem como a tipologia textual: narrativo, discursivo, informativo, descritivo e injuntivo, facilitando a autonomia do discente em escolher o gênero textual atrativo que estimule o hábito da leitura e, por conseguinte a prática do interpretar e produzir. Diante do exposto, o objetivo dessa pesquisa é Disponibilizar aos discentes metodologias ativas que despertem as aptidões da leitura, interpretação, escrita e produção textuais de diversos gêneros . Os procedimentos metodológicos foram de cunho bibliográfico, aula de campo, metodologias ativas, aulas expositivas, oficinas pedagógicas, rodas de leitura, debates, palestras e a utilização de recursos artísticos e midiáticos. Nos resultados preliminares comprovou-se que essa ação metodológica contribuiu de forma significativa para que os educandos desenvolvam a habilidade da leitura, priorizando a escuta e o recontar, a partir de debates e socialização por meio de encontros semanais compartilhando as experiências vivenciadas no espaço escolar. Portanto, ressalta-se que a leitura é uma das ferramentas essenciais para que os sujeitos consigam desenvolver o saber crítico, compreender, interpretar e analisar os fatos sociais existentes no seu cotidiano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.