O presente trabalho discorre sobre as atividades desenvolvidas no âmbito da disciplina optativa “Dodiscência na Educação Básica: diálogos freirianos” ofertada para os estudantes da Licenciatura em Pedagogia EaD do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. A disciplina discute aportes teóricos e possibilidades de desenvolvimento de práticas de ensino que dialoguem com as ideias freirianas e a busca por uma educação com consciência crítica e posicionamentos consistentes. Durante o desenrolar da disciplina eletiva, os estudantes têm a oportunidade de expor seus argumentos, crenças, preconcepções a respeito dos discursos midiáticos que são popularizados acerca das teorias freirianas e de buscar fundamentação teórico-prática coerente para sustentar essas percepções preambulares. Por essa ótica, neste trabalho, discutiremos a partir da metodologia de pesquisa qualitativa-descritiva uma das atividades propostas durante o desenvolvimento da disciplina. A atividade, estruturada em espécie de fórum, tinha como título “Quem crítica Paulo Freire?” cujo intuito era ir além das concepções simplistas das teorias freirianas e dialogar sobre a crítica pela crítica e o alvorecer dos discursos de ódio e pensamentos negacionistas a respeito das teorizações freirianas. Os resultados apontam para o desenvolvimento da criticidade dos futuros professores e a necessidade de problematizarmos as ideias de freirianas por meio do estímulo ao perfil do futuro pedagogo como professor-pesquisador para que assim possamos contribuir com uma formação docente com consciência de classe e que compreenda a figura do docente enquanto profissional que busca auxiliar na construção de argumentos e no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo em diferentes temáticas que emergem nos contextos educativos.