A Química é uma ciência natural, pois o seu sistema de conhecimento é construído por fatos que lida com a natureza, assim destaca SALESSE, 2012. Visto isso, seus conhecimentos estão relacionados ao nosso cotidiano e as atividades experimentais nas aulas de Química podem contribuir para a compreensão dos conceitos e estimular o interesse dos alunos pelos conteúdos estudados. A partir desse contexto, objetiva-se com este trabalho analisar se os alunos em suas aulas de Química possuem atividades experimentais, qual a importância na perspectiva dos alunos e de que forma elas influenciam na aprendizagem da referida disciplina. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Residência Pedagógica, para isso a coleta de dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário com 52 alunos de duas turmas distintas do Ensino Médio, sendo uma de 1° série e a outra de 3° série em uma Escola Estadual do Rio Grande do Norte. A partir disso, foram analisadas as respostas coletadas das duas turmas nas quais, uma das perguntas aplicadas relacionava-se ao ponto de vista dos alunos sobre a disciplina de Química como difícil ou fácil aprendizagem. Diante disso, obteve-se como resultados que 52% consideram como difícil, 25% relataram depender do conteúdo estudado e da metodologia do docente, e 23% consideram fácil. Em relação a outra pergunta sobre a influência das atividades experimentais nas aulas da disciplina de Química, os resultados mostraram que 59,6% relataram que as atividades experimentais facilitaram a aprendizagem, 30,8% revelaram que melhoraram a compreensão do conceito estudado, 3,8% disseram estimular o interesse, e somente 5,8% responderam que não sabiam. Portanto, os resultados revelaram que, na perspectiva dos alunos, as atividades experimentais influenciam de forma significativa e positiva nas suas aprendizagens.